Campanha Salarial 2012 – Compre essa ideia

“Já iniciamos as negociações com os empresários mas até o momento nenhuma proposta digna foi oferecida, por isso vamos para as ruas mobilizar a categoria. Há mais de cinco anos o comércio de Salvador vem crescendo acima da média nacional e o nosso salário é um dos menores do Nordeste. Convidamos todos os comerciários a participarem da luta e colaborar com as conquinstas da categoria.”, afirmou Jaelson Dourado, Presidente do Sindicato.

Economia aquecida

A economia do país e da Bahia continuam em ritmo de crescimento, e neste contexto o comércio tem papel decisivo. Segundo o IBGE, o volume de vendas do setor no Brasil cresceu 6,7 em 2011, e na Bahia 7,1%. Cenário positivo que reforça a importância de que é possível conquistar um bom acordo. “Chegou o momento de organizar os trabalhadores para buscarem seus direitos. O setor vem crescendo e precisa reconhecer aquele que promove este crescimento. Acreditamos em uma sensibilização por parte do setor patronal não só em relação aos salários, mas também em melhorias no ambiente de trabalho, na alimentação, entre outros”, destacou Adilson Alves, Presidente do Sintrasuper

Participação da FEC nas negociações

A Fec Bahia, presente nas lutas e campanhas da categoria, mais uma vez abraça a causa do trabalhador comerciário em defesa de boas negociações. Mas a participação do trabalhador é fundamental para garantir novas conquistas, como destacou Reginaldo Oliveira. “A participação dos comerciários tem um papel decisisvo na campanha salarial. Os sindicatos organizam as campanhas, instigam os trabalhadores a entenderem o processo e seus interesses, mas o sucesso depende também do trabalhador, que deve colaborar com as atividades”, concluiu.

CRECHE

As comerciárias merecem ter tranquilidade ao sair de casa para trabalhar. Vamos exigir que o Sesc implante o serviço em vários locais e lutar para que as grandes empresas ampliem convênios com creche-escola.

TRABALHO DECENTE

Importante para termos um ambiente de trabalho saudável, com valorização do nosso esforço e igualdade de oportunidade para todos sem qualquer tipo de discriminação.

SALÁRIO DIGNO

Fundamental conquistarmos ganho real para todos os salários e a valorização dos pisos, que continua sendo um dos mais baixos do Brasil. Uma vergonha para Salvador, que tem o terceiro maior comércio do país.

PRINCIPAIS REIVINDICAÇÕES:

Reajuste digno, trabalho decente e creches nas empresas

Lojistas:

Pisos salariais: R$ 693,00 e R$ 759,18