História

A história oficial do SintraSuper se inicia no dia 23 de agosto de 2001, com a sua fundação, a partir do desmembramento do Sindicato dos Comerciários de Salvador. Seu registro no Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) ocorreu em 03 de maio de 2002.

Haviam rumores de que empresários do setor estariam querendo criar um sindicato de trabalhadores do setor. Com isso, a diretoria do Sindicato dos Comerciários, que representava toda a categoria, decidiu pela fundação do SintraSuper.

Mesmo com a desvinculação jurídica, as duas entidades seguiram atuando conjuntamente em defesa dos comerciários de supermercados e de todo o comércio.

Mas, essas lutas já aconteciam desde a década de 1980, precisamente em 1987, quando milhares trabalhadores da rede Paes Mendonça decidiram realizar uma greve para melhorar os salários e as condições de trabalho. Foi a primeira greve de supermercados no mundo, que se tem notícias.

Depois, sucederam-se várias outras paralisações. As conquistas desses trabalhadores ajudaram a melhorar as convenções coletivas para os demais setores do comércio, garantindo benefícios como triênio, quebra de caixa, fardamento gratuito, entre outros.

As greves no Paes Mendonça motivaram outras lutas em empresas como Cintra/Olhe o Preço, Casa das Banhas, Cesta do Povo/Ebal, e outras. Nesses movimentos, os trabalhadores sempre questionavam o porquê não ter um sindicato dos trabalhadores de supermercados.

Na fundação do SintraSuper, todos os diretores que faziam parte da diretoria do Sindicato dos Comerciários passaram a compor a diretoria da entidade. Antônio Suzart foi o primeiro presidente, permanecendo no cargo até 2012. Depois, foi a vez de Adilson Alves assumir a presidência e ficar até 2020. Atualmente, Rosa de Souza é a presidenta. Eleita em abril de 2019, é a primeira mulher a presidir o sindicato.

Desde então, o SintraSuper vem se firmando, a cada ano, com campanhas salariais vitoriosas e bons acordos assinados, festa com premiação no Dia dos Comerciários e campanhas importantes como a da vacinação contra a Covid-19.

No início da pandemia em 2020, por exemplo, atuou junto às empresas e ao sindicato patronal para garantir medidas de proteção aos trabalhadores e às trabalhadoras, como máscaras, acrílico nos caixas, álcool em gel e locais de higienização nas lojas.

Além disso, realizou as campanhas “Essencial é vacinar. Trabalhadores de supermercados são prioridade” e “Trabalhadores de supermercados pedem socorro. Vacinação, já! Para nossa segurança e dos clientes”.