Campanha Salarial 2014 é lançada no carnaval

Com irreverência e alegria, os trabalhadores caíram na diversão sem esquecer de reivindicar direitos, entre eles: reajuste salarial digno; trabalho decente; creches nas empresas; redução da carga horária; etc. De acordo com o presidente do Sindicato, Jaelson Dourado, o momento é de festa mas também é de protesto e conscientização. “Teremos muita luta e com muita energia, uma campanha vigorosa e pra frente para garantir as conquistas. Além dos direitos trabalhistas, vamos lutar para eleger pessoas que de fato representam os trabalhadores. Nossa batalha é também contra o reajuste do IPTU, que onerou o comércio e pode gerar desemprego.”, disse Jaelson.

Sintrasuper

Na ocasião foi lançada também a campanha dos trabalhadores em supermercados. “Temos grandes desafios mas, com certeza, a categoria vai se mobilizar e vamos fazer um bom acordo. Principalmente nos supermercados, onde se trabalha mais, todos os domingos e feriados, e ganha pouco. Outro grande desafio é ampliar as cláusulas sociais.”, afirmou Adilson Alves, presidente do Sintrasuper.

Novidades para 2014

Segundo Marcelo Bizerra, coordenador da Secretaria de Cultura, o ano será repleto de atividades. “O bloco lança a campanha e abre as atividades da Secretaria. Em março teremos apresentações do espetáculo Ô Inho, e eu? da Cia Calhandra, com elenco oriundo da Oficina de Teatro dos Comerciários, e a partir de abril toda sexta-feira uma nova atração vai aguardar os trabalhadores no Espaço Cultural dos Comerciários com o Forró Xaxado”.

Apoios importantes

A vereadora Aladilce Souza (PCdoB), que está na briga contra o reajuste do Iptu 2014 e em defesa dos comerciários, apoiou a categoria. “Estamos buscando defender o interesse público. A Lei foi aprovada de maneira açodada e não houve o debate necessário. Agora o comerciário está ameaçado de desemprego porque o IPTU no comércio subiu extraordinariamente. Quero ressaltar que o Sindicato dos Comerciários tem sido de muita luta e combatividade e por isso tem nosso total apoio.”, destacou.

CTB e FEC Bahia

Dirigentes da Central de Trabalhadoras e Trabalhadores do Brasil levaram para o bloco o clima das ações unificadas que serão realizadas durante o ano. “Já temos uma agenda construída. Ainda este mês teremos um grande ato na Bahia com vários sindicatos para apresentar um projeto, porque este ano é de eleições e os candidatos precisam se comprometer com os trabalhadores.”, falou Aurino Pedreira, presidente da CTB-Ba.

Reginaldo Oliveira, presidente da Fec Bahia, falou das conquistas de 2013. “Tivemos uma conquista extremamente importante em 2013 , que foi a alimentação para os trabalhadores. Em nenhuma cidade do Brasil os comerciários tem em suas convenções coletivas o valor que temos para alimentação”. E reafirmou o opoio. “Em todas as lutas da categoria, tanto da capital como do interior do estado, a Fec esteve presente, e no carnaval não poderia ser diferente, porque é uma forma de promover luta e conscientização com diversão e entretenimento”.

Encontro vai discutir ações da Campanha Salarial 2014

Walmart terá que indenizar cliente chamado de ‘negrinho e ladrão’