Centrais defendem debate sobre revogação da reforma trabalhista

Abrir o debate sobre a revogação da reforma trabalhista é o centro da nota emitida, nesta quarta (5), pelas principais centrais sindicais do país. A reforma foi aprovada em 2017 no governo de Michel Temer e aprofundada pelo governo Bolsonaro. A manifestação das entidades ocorre após e o ex-presidente Lula (PT) sinalizar apoio às discussões pela retomada dos direitos trabalhistas.

O documento é assinado pela Central Única dos Trabalhadores (CUT); Força Sindical; União Geral dos Trabalhadores (UGT); Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB); Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) e Central Sindical dos Trabalhadores (CST). As organizações elogiam a iniciativa acordada entre governo, empresários e sindicatos de trabalhadores na Espanha para revogar a reforma realizada em 2012.

“As mudanças que estão acontecendo na Espanha nos dão a esperança de que por aqui também possamos rever pontos de uma reforma que foi imposta sem um debate social e com um deliberado viés pró capital e antissindical”, diz a nota, divulgada pela Folha de S. Paulo. As centrais afirmam que, desde a mudança na legislação, o desemprego aumentou, assim como a precarização das relações de trabalho. “Esse já era o quadro antes da pandemia de março de 2020. Após a adoção das medidas necessárias para contenção do coronavírus, a crise se tornou uma verdadeira calamidade”.

PRESIDENCIÁVEIS

Para as entidades, os candidatos à presidente precisam colocar em pauta o fim da flexibilizações de direitos e a revogação da reforma trabalhista. Para especialistas, a Espanha, que foi modelo para criação da nova legislação em 2017, precisa também ser exemplo para a derrubada da atual política. Na última terça (4), o Parlamento espanhol revogou efeitos nocivos das novas trabalhistas aprovadas em 2012.

A diretora ajunta do Diesse Patrícia Pelatieri, entende que a revogação da reforma trabalhista da Espanha é uma “boa notícia para os trabalhadores brasileiros”. Ela explica que o projeto aprovado no Brasil apenas rebaixou salários. “Somos um país de baixa renda e péssima distribuição. Se você empobrece a população, também empobrece a economia. Então, o empresariado que defendeu a reforma foi muito burro, ainda mais aqueles que defendem o aprofundamento dessa flexibilização”, afirmou ela, em entrevista ao jornalista Glauco Faria, da RBA.

Post Anterior

Líder de desemprego na Europa, Espanha anula reforma trabalhista após 10 anos

Próximo Post

Por melhores salários, 68% dos trabalhadores querem mudar de emprego