Comerciários debatem desafios da comunicação sindical

O fortalecimento da comunicação sindical para melhorar a ação das entidades e ajudar a mudar o Brasil marcou os debates na abertura do 4º Encontro Nacional de Comunicação da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB). Mais de 240 pessoas, entre sindicalistas e profissionais de comunicação, participam do evento iniciado nesta sexta (24) e que vai até este domingo (26), no Hotel Portobello, em Salvador.

Na abertura, o presidente nacional da CTB, o baiano Adilson Araújo, destacou o enfrentamento contra um sistema poderoso na disputa pela hegemonia de ideias e valores na sociedade. “Precisamos aprofundar o conhecimentos sobre essas novas tecnologias e usá-las da melhor forma, visando falar para a classe trabalhadora e a sociedade. É importante atuarmos junto o governo Lula para fortalecer a mídia alternativa, chamada de blogosfera. Nossos sindicatos precisam investir e profissionalizar mais a comunicação. A disputa é sobre o projeto de Nação que queremos, baseado em um novo projeto nacional de desenvolvimento, com a valorização do trabalho”, pontuou.

Presidenta da CTB Bahia e do SintraSuper (comerciários de supermercados), Rosa de Souza enfatizou que o sindicalismo tem uma missão importante na reconstrução do Brasil. “Vivemos um momento de boas expectativas com o governo Lula. Mas, não será fácil. A direita vai querer prejudicar esse projeto que ajudamos a ser vitorioso nas eleições. A comunicação dos sindicatos jogará papel importante na luta de ideias e contra as mentiras que são espalhadas na sociedade. Que esse encontro ajude aos nossos dirigentes e sindicatos a fazerem a comunicação que transforma”, destacou.

Outros dirigentes comerciários de Salvador, Itabuna, Lauro de Freitas e Irecê marcaram presença no evento. “Que bom que nossas entidades atenderam ao chamado da CTB para se aprofundar nesse tema essencial na luta de ideias que travamos na sociedade”, enfatizou Jairo Araújo, dirigente do sindicato de Itabuna e presidente da FEC Bahia.

O secretário nacional de Imprensa e Comunicação da CTB, Anderson Guahy, reforçou a importância de construir a rede nacional de comunicação da CTB. “É garantir as ideias centrais e pensar como usar as ferramentas e tecnologias observando os perfis e os anseios de cada categoria. Vamos buscar integrar mais os compartilhamentos dos nossos conteúdos. Esse encontro deve ajustar nossas ações daqui por diante”, destacou.

com informações da CTB Bahia

Situação da Americanas será debatida no Senado

TST muda entendimento sobre pagamento de horas extras