Comerciários lotam Sesc Piatã para comemorar seu dia

E para fechar o Dia do Comerciário com chave de ouro, a grande atração musical ficou por conta da dupla sertaneja Marcos e Mancini, que levou Reinaldo (ex Terra Samba) e outros artistas convidados para abrilhantar ainda mais a festa.

Dia de comemoração e reflexão

Este ano a campanha salarial garantiu ganhos reais acima da inflação e novos benefícios. Mas, segundo o presidente do Sindicato, Jaelson Dourado, a luta continua. “Temos muito a comemorar mas temos também muitas lutas pela frente. Estamos em busca da redução da jornada de trabalho sem redução de salários e fim do fator previdenciário. Bandeiras incorporadas às centrais sindicais para pressionar o congresso nacional a votar medidas de interesse da classe trabalhadora.”, afirmou.

Trabalhadores falaram do dia

O feriado foi negociado em Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), uma data histórica que a cada ano é renovada em homenagem ao trabalhador. No Clube, vários comerciários falaram do seu dia. “Temos direito a este dia. Portanto, vamos nos reunir para comemorar e lutar para garantir o feriado todo ano.”, destacou Maria Geni Brito. “É bom ter um dia de folga para se divertir com a família e com minha esposa, que está grávida. Tenho orgulho de ter sido liberado hoje para curtir meu dia.”, falou Antonio Alves. A comerciária Rita de Cássia aproveitou para descansar com a família. “Hoje vou descansar um pouco na piscina com meu marido que, assim como minha filha, também é comerciário”. José Francisco Barbosa está a procura de trabalho e não deixou de comemorar. “Hoje estou desempregado em busca de trabalho. Espero que este dia seja maravilhoso como sempre é. Nós, que trabalhamos de domingo a domingo, temos o privilégio de ter um dia de lazer para vim ao Sesc tomar um banho de piscina e uma cervejinha bem gelada.”, completou.

Punição por desrespeito à CCT

Caso algum trabalhador tenha sido obrigado a laborar na data, a empresa será punida e pagará multa no valor do piso da categoria para cada comerciário que laborou. “O comércio fecha e a categoria comemora. Principalmente o setor de supermercados, que abre todos os domingos e feriados. Hoje nenhum supermercado está autorizado a abrir. Aquela que descumprir e abrir as portas vai ter que se explicar na justiça do trabalho. Quero parabenizar a todos os trabalhadores e trabalhadoras do comércio por este dia importante.”, concluiu Adilson Alves presidente do Sintrasuper.

Seminário e Encontro de Cipistas reúnem trabalhadores

Encontro é dia 17/11 – domingo