Dínamo é o grande vencedor do Campeonato Society 2014

Os campeões eram só felicidade. “É um time guerreiro, que deu certo e todos deram o sangue. Queria agradecer a cada um deles. Em domingo e todos deixaram familiares e filhos para jogar e vencer aqui com a gente este campeonato maravilhoso, que é o campeonato dos comerciários. Não tenho palavras, o que importa é que agora somos campeões e vamos comemorar o título.”, afirmou Marcos Barbosa, da Dínamo.

A Equipe da Barão ofereceu o resultado aos filhos e prometeu vim mais forte em 2015. “Quero agradecer a Deus por este momento, hoje dia das crianças, e oferecer o resultado aos nossos filhos por estarem aqui. Hoje disputamos um futebol sadio com a intenção de agradar quem veio assistir e brincar. Em 2015 vamos trazer este mesmo grupo que está aqui, que é um grupo forte, e seremos campeões.”, disse Erivaldo Nascimento.

Já a New Look falou das dificuldades. “O grupo lutou bastante, veio com um jogador a menos, sem goleiro, mas na garra e no coração nós levamos.”. Quanto a expectativa para 2015, “Vamos formar um time mais forte para ser campeão.”, completou Silas Muniz. Os jogadores da Perini também prometeram se esforçar no próximo ano. “Queríamos muito essa vitória para sair com pé direito como começamos, mas fica o aprendizado. Poderíamos ter brigado um pouquinho mais, mas nos pênalts o resultado é uma loteria e isso faz parte do esporte. Em 2015 viremos com uma equipe muito mais forte. Este ano foi nossa estreia no Campeonato, tivemos um momento de adaptação e com certeza ano que vem viremos pra ganhar”, destacou Cássio Rocha.

Federação Baiana prestigiou o Campeonato

Este ano o evento completou 15 edições. “Foram 42 equipes, uma média de 570 gols marcados e mais de 150 jogos. Reunimos aqui comerciários de todos os setores do comércio de Salvador e não podemos esquecer que tivemos a Federação Baiana de Futebol apitando o nosso Campeonato. Ano quem vem estaremos juntos novamente com tudo na 16ª edição.”, Evangivaldo Ferreira, secretário de esporte do Sindicato.

Artilheiro e goleiro menos vazado são da Turma do Léo

O grupo da Turma do Léo não ficou entre os quatro primeiros colocados, mas foi dele o artilheiro do Campeonato, com 15 gols, e o goleiro menos vazado, que levou apenas 8 gols. “Consegui fazer os gols através do companheirismo e de um trabalho em equipe, seria muito melhor se fôssemos campeões mas estou muito feliz com o prêmio.”, pontuou o artilheiro Eduardo Carvalho. Marcos Uchôa também destacou o trabalho em equipe. “O resultado foi conseguido através do esforço de toda a equipe e eu dedico a eles este troféu”.

Entretenimento e lutas dos trabalhadores

Além de promover lazer, integração e entretenimento para os comerciários, o evento tem um viés político que trata a luta de classes. “O comércio foi o grande beneficiado nos últimos 12 anos de governo. As vendas aumentaram e cresceram os números da oferta de emprego. Queremos dizer aos trabalhadores que há 8 anos atrás nós comerciários não tínhamos acesso ao nível superior. Hoje 30% da categoria é formada por universitários e 10% tem nível superior completo. Isso mostra a importância de mantermos um governo popular, voltado para os mais necessitados.”, completou Evilásio Lima, Sintrasuper.

O diretor Renato Ezequiel falou do dilema com relação a assinatura da Convenção Coletiva 2014. “Estamos em um impasse desagradável e que não acontece há mais de 20 anos, que é a ausência de um acordo entres as partes. Os patrões insistem em retirar direitos dos trabalhadores e condicionam a assinatura da Convenção Coletiva a retirada da alimentação. Enquanto representantes desta categoria, tão importante para o comércio e economia do país e de Salvador, não vamos permitir retrocessos com esta atitude arrogante dos patrões.”, completou.

Por Gilmara Iglesias

Vendas em supermercados crescem 2,63% em agosto

Dia do Comerciário é marcado por comemoração e reflexão