Rosa destaca parceria entre Setre e MTE por emprego e qualificação

As centrais sindicais participaram, nesta quinta (18), do lançamento do programa Juventude Produtiva, ação do governo estadual executada pela Secretaria estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). No ato, o governador Jerônimo Rodrigues (PT), o titular da Setre, Davidson Magalhães, e o ministro do Trabalho e Emprego (MTE), Luiz Marinho, firmaram parcerias para geração de empregos e qualificação profissional de jovens.

Presidenta do SintraSuper e da CTB Bahia, Rosa de Souza celebrou a parceria entre Estado e União. “É mais um passo para ajudar na reconstrução do Brasil. A Setre já mantinha excelentes programas sociais, sempre dialogando com as centrais sindicais. Agora, com o governo Lula, que recriou o Ministério do Trabalho, vai poder ampliar as ações de qualificação profissional e geração de emprego para a população baiana, especialmente para nossa juventude. A CTB e nossos sindicatos vão atuar para o sucesso desses projetos”, afirmou.

O evento aconteceu no Gran Hotel Stella Maris, ao som da Orquestra Sisaleira e da cantora Brenda Cruz, e onde foram assinados protocolos para implantação do Novo SineBahia como projeto-piloto nacional e a Escola do Trabalhador 4.0. “Quero primeiro agradecer a presença do ministro Marinho aqui com sua equipe para fazer o pontapé inicial de uma política nacional aqui pela Bahia, pelo tamanho, pela contribuição e pela estratégia de política de emprego, de formação, de capacitação. A expectativa em relação a essa parceria com o Ministério do Trabalho é que a gente possa ampliar as oportunidades de capacitação e de formação. É claro que aí tem uma ferramenta fundamental que é a escola. Nós vamos continuar fortalecendo essa agenda para que possamos chegar em cada canto da Bahia com a educação formal do Ensino Médio, com a Educação Profissional e com oportunidades de capacitação”, declarou Jerônimo.

O Juventude Produtiva tem investimento de R$ 8,1 milhões e vai beneficiar 17.040 jovens baianos, mediante dez ações que atuam em duas frentes: inserção no mercado de trabalho e empreendedorismo. Várias ações do programa são vinculadas aos projetos: Gestão Jovem; Acelerando seu Corre Bahia; Força Jovem; Jovem Empreendedor; Conectar EaD; Trilha; Saber para Crescer; Qualificação SineBahia, Capacitação Senac e Projeto com as Mãos, Eu Recomeço.

BAHIA COMO EXEMPLO

Segundo Luiz Marinho, a Bahia demonstra uma grande experiência só por preservar a rede mesmo depois do desmonte do governo anterior. “Nós estamos olhando para a Bahia dizendo: vocês merecem dar conosco o pontapé da restauração da Rede Sine. Pretendemos que ela seja a única porta de entrada para todos os trabalhadores, de todos os serviços relacionados ao mundo do trabalho, relacionado à economia solidária, e aos desafios da qualificação e capacitação. Enfim, e a Bahia nos parece o melhor exemplo para que a gente, a partir daqui, possa oferecer aos demais estados brasileiros esse processo de reestruturação”, afirmou.

Davidson Magalhães destacou a importância do programa nesse momento do País. “Uma das vertentes desse programa é exatamente oferecer um conjunto de projetos que dão acompanhamento aos jovens empreendedores e aqueles que querem se transformar em empreendedores. Não estou falando aqui de trabalho precário. São empreendedores de fato, daquela economia popular que movimenta e gera emprego para as famílias, especialmente de média e baixa renda. A finalidade é preparar para o mercado de trabalho”, explicou.

MAIS PARCERIAS

A Setre também assinou Acordo de Cooperação com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) para promover a capacitação profissional através de uma ação no programa Juventude Produtiva. O acordo prevê intermediação de mão de obra por meio da Rede SineBahia, para fins de contratação dos jovens qualificados.

com informações da Setre

Em Salvador, ministro conhece programa Juventude Produtiva

Se liga ai: grupo de estudos debate juventude e trabalho