Vendas no varejo avançam 0,8% em abril, aponta IBGE

Em abril, a receita nominal de vendas avançou 0,6% na comparação com o mês anterior. Sobre o mesmo período do ano passado, a alta é de 7,5%. Já no ano, o indicador acumula aumento de 12,2% e, em 12 meses, de 11,4%.

Dos dez ramos pesquisados pelo IBGE, oito mostraram aumento no volume de vendas em abril, sobre março. Os melhores resultados partiram de combustíveis e lubrificantes (2,5%); material de construção (1,8%); móveis e eletrodomésticos (1,5%); equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (1,3%) e tecidos, vestuário e calçados (1,1%). Na contramão, as vendas tiveram queda em hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-0,8%) e livros, jornais, revistas e papelaria (-2,9%).

Na comparação anual, seis atividades mostraram aumento, com as maiores influências partindo de móveis e eletrodomésticos (12,1%); hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (3,6%); equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (33,2%) e combustíveis e lubrificantes (6,4%). Na outra ponta, livros, jornais, revistas e papelaria teve queda de 4,3%% e tecidos, vestuário e calçados, de 1,1%.

O resultado do setor de móveis reflete a política do governo de incentivo ao consumo por meio da redução de alíquotas de IPI para a linha branca, além da manutenção do crédito, da estabilidade do emprego e do crescimento da renda, segundo avaliação do IBGE, em nota

Regiões

Todas as unidades da federação apresentaram resultados positivos no volume de vendas na comparação com abril de 2011, com destaque para Roraima (24,0%); Amapá (15,7%); Acre (13,0%); Tocantins (13,0%) e Mato Grosso do Sul (12,5%).

Post Anterior

Confira vagas de emprego oferecidas pelo SineBahia nesta terça-feira

Próximo Post

Atividade do comércio cresce 4,1% em maio, diz Serasa