Vitória da categoria: mais um acordo com reajuste acima da inflação

Com a mesma determinação dos anos anteriores, o SintraSuper assinou a Convenção Coletiva de Trabalho garantindo reajuste acima da inflação, que foi 5,47%. Para quem ganha os pisos salariais, o aumento é de 6,20%. Para quem ganha acima, até R$ 9.000,00, o percentual é de 5,80%. Acima de R$ 9 mil é livre negociação.

O reajuste deve ser aplicado sobre os salários de julho/2022 e valem a partir de abril desse ano. As diferenças salariais podem ser pagas até a folha de maio de 2023.

A presidenta do Sindicato, Rosa de Souza, destacou mais essa conquista para quem trabalha nos supermercados de Salvador. “Essa gestão está completando quatro anos e atuamos da melhor forma para representar bem nossa categoria e defender seus interesses. O resultado de uma negociação que garante reajuste acima da inflação é reflexo do novo momento vivenciado no País com o governo Lula, apontando para novas conquistas da classe trabalhadora no Brasil. Também asseguramos a manutenção do Dia dos Comerciários. Vamos seguir lutando por novas vitórias esse ano”, afirmou.

Confira as principais cláusulas

REAJUSTES

6,20% para os pisos
5,80% para salários acima, até R$ 9 mil. Acima desse valor é livre negociação

PISOS SALARIAIS

R$ 1.385,50 (mais de 90 dias de serviço e nas funções de office-boy, faxineiro, carregador, trabalhador braçal, copeiro, vigia, entregador, auxiliar de serviço, servente e similares, exceto o empacotado);

R$ 1.511,00 (mais de 90 dias de serviço e nas demais funções).

R$ 1.302,00 (abril) e R$ 1.320,00 (maio). Para empacotadores, preferencialmente menores de 18 anos.

REFEIÇÃO

R$ 15,50 – As empresas fornecerão alimentação diária aos funcionários através do sistema de refeição convênio (ticket de refeição ou alimentação).

LANCHE

R$ 4,35 (gratuitamente), para convocados ao trabalho extra com duração superior a 1h30

DOMINGOS

R$ 31,70 (empresas com até 50 empregados);
R$ 42,60 (acima de 50 empregados).

* Pagamento em dinheiro deverá ser feito até 6 dias úteis após o domingo trabalhado. Pagamento em cartão
alimentação/refeição, até 10 dias úteis após (se passar o prazo, pagamento somente em dinheiro).

FERIADOS

R$ 42,60 (empresas com até 50 empregados);
R$ 64,55 (acima de 50 empregados).

Especiais: Sexta-feira Santa, 01/05 e 24/06. É facultativo, mas se abrir paga:

R$ 41,75 (empresas até 50 empregados inclusive, que funcionarem até às 14h);
R$ 63,35 (empresas com mais de 50 empregados, que funcionarem até às 14h;
R$ 60,60 (empresas até 50 empregados, que funcionarem após às 14h);
R$ 94,50 (empresas mais de 50 empregados, que funcionarem após às 14h).

* Pagamento em dinheiro deverá ser feito até 6 dias úteis após o feriado trabalhado. Pagamento em cartão

Embora não recomendado, se abri nos dias 25/12 e 01/01/2024, paga-se:

R$ 87,60 (empresas com até 50 empregados);
R$ 176,50 (empresas com mais de 50 empregados).

Abertura das 08h até às 17h (pagamento em dinheiro e após o final do expediente)

DIA DO COMERCIÁRIO

Será dia 16 de outubro. Uma grande vitória da categoria e do SintraSuper, pois não deixamos os patrões acabarem.

TAXA ASSISTENCIAL GARANTE ESSAS CONQUISTAS

Para fazer bons acordos e garantir todos esses benefícios, o Sindicato precisa da contribuição da categoria. Por isso, a Taxa Assistencial para quem não é sindicalizado(a). Garanta o pagamento da taxa para a nossa luta. Ou se associe ao sindicato, tendo vários convênios e serviços interessantes à disposição.

Esse ano, o valor da taxa é R$ 15,50, a partir de maio, e em junho, julho, agosto, setembro, outubro, novembro e dezembro de 2023 e janeiro e fevereiro de 2024. Só com o aumento do piso, você ganha nesse período R$ 890,00. Se trabalhar 2 domingos no mês (até o próximo acordo), tem mais R$ 348,70 ou R$ 468,60 (se for empresa com mais de 50 empregados). Foi o seu sindicato quem garantiu isso.

Julgamento do STJ pode zerar o Imposto de Renda dos supermercados

Pesquisa: 64% dos brasileiros não são fiéis às marcas