Ambiente de trabalho saudável é o nosso desafio

Com o apoio da categoria, que tem denunciado e colaborado com as atividades do Sindicato, temos atuado junto a órgãos como Ministério Público do Trabalho (MPT) e Superintendência Regional do Trabalho para coibir tais práticas, que acontecem em todos os setores do comércio, mas se ampliam nos supermercados, onde prevalecem regras e condutas de gestões que tem como objetivo maior o lucro, sem levar em conta questões como: respeito, segurança, saúde e qualidade de vida dos trabalhadores.

Ação do MPT

Um exemplo recente de luta em defesa dos trabalhadores foi a ação coletiva movida pelo MPT contra o Bompreço por assédio moral, que exige indenização no valor de R$ 10 milhões. A ação coletiva não anula ações individuais, e depois de julgada cada trabalhador que se sentiu prejudicado poderá da entrada em processo particular para reivindicar seus prejuízos.

Convenção Coletiva de Trabalho

Nossa luta para promover um ambiente de trabalho saudável é árdua e contínua, e a fim de informar o comerciário, e reafirmar nosso papel na sociedade enquanto entidade representativa de classe, estamos lançando a Cartilha da Convenção Coletiva de Trabalho 2012. O intuito é melhorar o grau de conhecimento e envolvimento dos trabalhadores sobre seus direitos, deveres e na discussão de problemas no ambiente de trabalho, de forma que possam colaborar na elaboração de propostas para solucioná-los, e, sem dúvida, participar ativamente na luta de classe.

Nosso desafio é a efetivação dos direitos aqui afirmados. Por isso, acreditamos ser imprescindível a união dos trabalhadores para que possamos reivindicar seus direitos. Só assim poderemos vislumbrar um local de trabalho que assegure aos comerciários qualidade, respeito e dignidade, garantias dos direitos do trabalhador e cidadão.

Vendas no comércio sobem

Atenção ex-funcionários do OLHE PREÇO!