Agricultura familiar fecha negócios com supermercados baianos

Durante a Super Bahia 2023, o estande do Centro de Distribuição dos Produtos da Agricultura Familiar foi um dos mais visitados por varejistas e atacadistas de supermercados. A maior feira do varejo de alimentos do Norte e Nordeste aconteceu até esta quinta (13), em Salvador.

A diversidade e qualidade dos produtos resultaram em negociações comerciais e prospecções de novos clientes. Grandes redes como Hiperideal, Atakarejo e Rede Cambuí fecharam negócios. Hiperideal adquiriu o flocão Puro Milho, o Atakarejo demonstrou interesse pelo palmito Cultiverde e, a Rede Cambuí, acenou para a abertura de um espaço dedicado aos produtos da agricultura familiar baiana.

Teve ainda a Cooperativa dos Agricultores Familiares e dos Empreendimentos Solidários (Coopaiba), de Alagoas. Fechou parceria para a distribuição de cinco produtos (Bebida Energética Agito, Flocão Puro Milho, Chocolates Bahia Cacau, Mel Velho Chico e Melado de Cana Engenho do Meio) em 180 unidades da Cooperativa nos estados de Alagoas e Sergipe.

Eduardo Duca, do Supermercado Santa Rita, iniciou negociações com a aquisição de 50 toneladas de café em grãos da Cooperativa Mista dos Cafeicultores de Barra do Choça e Região (Cooperbac). A gerente da rede de produtos naturais, Viva o Grão, de Salvador, Maria Inês Cardoso, aproveitou a oportunidade da feira para fechar novos negócios. “Estamos levando amostras das frutas desidratadas de abacaxi e manga e é muito provável que meu setor de compras adquira”, informou.

No estande, cerca de 400 produtos de mais de 80 cooperativas e associações de diversas regiões do estado estiveram disponíveis no espaço instalado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO E SELO

A parceria entre varejistas e a agricultura familiar é cada vez mais forte. Foi apresentado na Super Bahia o Centro de Distribuição, localizado em Itapuã, em Salvador. Com área de 1.296 metros quadrados, tem capacidade de armazenamento que ultrapassa 200 toneladas, além de câmaras frias, caminhões e toda a infraestrutura necessária para viabilizar a logística de entrega dos produtos.

Outra vantagem para a aquisição desses produtos é o Selo de Identificação dos Produtos da Agricultura Familiar (Sipaf – Bahia), concedido pelo Governo do Estado. Garante aos consumidores que os produtos são genuinamente da agricultura familiar e oferece a concessão de créditos presumidos do ICMS em 100%.

com informações da CAR

Post Anterior

Presidente Lula quer incentivo à compra de eletrodomésticos

Próximo Post

FGTS deve distribuir R$ 12,7 bilhões de lucros aos trabalhadores