Ano promete: 78% dos reajustes salariais ficam acima da inflação

Tudo indica que o cenário em 2023 será melhor para os trabalhadores brasileiros, em relação a aumento de salário. Em janeiro, 78% dos reajustes ficaram acima da inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), segundo o boletim Salariômetro, da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). Em janeiro do ano passado, o índice foi de 29%.

Ainda de acordo com o Salariômetro, em 14,9% das negociações nesse período, o reajuste ficou igual à inflação. Em 7,1% dos acordos, os trabalhadores tiveram perdas reais no salário. O piso mediano ficou em R$ 1.400,00.

O boletim da Fipe aponta tendência de melhora nos reajustes acima da inflação no governo Lula. Em dezembro, as negociações com ganho real representaram 72,9% do total. Em novembro, a proporção era de 45,3%. A prévia de fevereiro aponta na mesma direção: 85,7% dos reajustes devem ficar acima do INPC.

METODOLOGIA

Esse acompanhamento das negociações coletivas é feito por meio de acordos e convenções registrados no Mediador do Ministério da Economia. A Fipe coleta os dados, tabula e organiza os valores observados para 40 resultados da negociação coletiva, reunidos em acordos e convenções e também por atividade econômica e setores econômicos.

com informações da Fipe

Post Anterior

Trabalhador demitido que aderiu ao saque-aniversário deve ter direito a sacar o FGTS

Próximo Post

SintraSuper lança campanha; agora é negociar e mobilizar a categoria