Assaí esclarece sobre venda de lojas e fala da crise no varejo

A rede de supermercados Assaí informou que está em queda na Bolsa e que vai pôr um pé no freio dos investimentos. Outros papéis do setor também estão no negativo, com temor de que a crise no varejo se espalhe. Segundo a empresa, a companhia quer reduzir suas dívidas e para isso estuda cortar investimentos. No ano passado, o Assaí fez 60 inaugurações e abriu 16 mil novos postos de trabalho.

Para este ano, diz que deve continuar inaugurando lojas unidades. A empresa estuda vender algumas de suas lojas para alugá-las logo em seguida, como forma de arrecadar dinheiro. Essa operação é comum no mercado, disse a empresa, e o Assaí á realizou operações desse tipo no passado.

De acordo com o presidente da organização, Belmiro Gomes, a venda de ativos ou a revisão de investimentos faz mais sentido a curto prazo para reduzir seus níveis de endividamento. Embora tenha registrado números negativos no último trimestre de 2022, a empresa ainda não decidiu sobre a venda de ativos e continua discutindo as possibilidades. Gomes também enfatizou que a empresa ainda tem 22 obras de lojas em andamento, que serão mantidas “por enquanto”.

É uma forma estudada pela empresa para conseguir capital para investimento e ampliação de negócios. Assim, ela se foca mais no comércio de alimentos e menos no mercado imobiliário. O motivo são os juros altos e o crescimento da dívida. “É mais fácil uma revisão de investimentos, ou venda de ativos de lojas próprias”, disse Belmiro Gomes, em teleconferência.

com informações do UOL e Portal Novo Norte

Justiça restabelece data inicial da recuperação do Grupo Americanas

CTB e CSB defendem unidade sobre mudanças nas leis trabalhistas