Reunião positiva com supermercados, mas precisam avançar mais

“Foi positiva a primeira conversa como os patrões de supermercados sobre a pauta de reivindicações da Campanha Salarial 2020”. Essa foi a conclusão da presidenta do SintraSuper, Rosa de Souza.

Isso porque, na mesa, os representantes patronais acenaram com uma Convenção Coletiva de 2 anos (negociando ano que vem as cláusulas econômicas), o que é bom diante de um cenário de ataques do governo aos direitos trabalhistas.

Os empresários também propuseram reajuste do INPC (a inflação do período) para os pisos salariais e demais cláusulas econômicas, como os valores dos domingos e feriados. Para quem ganha acima dos pisos, oferecem 70% do INPC.

Para a sindicalista foi um avanço, entretanto, podem melhorar mais. “Queremos ganho real no reajuste salarial e a manutenção do Dia dos Comerciários como um feriado coletivo. Estaremos mobilizando a categoria para as próximas negociações”, afirmou Rosa

Acompanharam a presidenta no encontro, os dirigentes Evangelista Rios, Anderlei Costa, Antônio Suzart e Dalva Leite, além do presidente do Sindicato dos Comerciários de Lauro de Freitas, José Carlos, advogados do sindicato e do Dieese.

Assembleia dos trabalhadores do Ex-Cintra Supermercados

Lojistas mostram avanços, mas travam em pontos importantes