Depois do lançamento da Campanha Salarial no Carnaval, já teremos as primeiras negociações com os patrões do comércio.
Na quinta-feira (05/03), às 10h, é com o Sindicato dos Lojistas. Já na sexta, dia 06, a conversa será às 9h, com o Sindicato de Supermercados.
A expectativa é para que os empresários já se posicionem sobre as pautas de reivindicações, enviadas anteriormente por nossas entidades.
“Com o setor lojista, apostamos no bom senso dos representantes patronais, além da forte mobilização da categoria, para assinarmos a Convenção Coletiva. É inaceitável mais um ano sem acordo para o setor. Ano passado, assinamos 72 acordos, envolvendo grandes redes e empresas médias. Mas, a grande maioria dos comerciários está com o piso defasado. Apostamos na participação dos trabalhadores para mudar esse quadro”, afirma Renato Ezequiel, presidente do Sindicato dos Comerciários
No setor de supermercados, a perspectiva é de um novo bom acordo. “Temos clareza de que o momento é difícil, mas confiamos nos trabalhadores e nas trabalhadoras do setor para que, mais uma vez, a gente garanta reposição da inflação, ganho real e manutenção das cláusulas sociais importantes. As duas entidades atuarão em campanha unificada para conquistarmos bons resultados esse ano”, reforça Rosa de Souza, presidenta do SintraSuper.
PRINCIPAIS REIVINDICAÇÕES
1) Reajuste salarial: 7,5%
2) Dia dos Comerciários
3) Alimentação
4) Triênio: 3% sobre o salário
5) Quebra de caixa: 10% sobre o salário
6) Domingos e feriados (pagamento, folga, transporte e alimentação)
7) Proteção à saúde dos trabalhadores nas empresas
8) Novas cláusulas sociais importantes