Campanha nos Shoppings Salvador e Barra

Nestes locais, o preço médio cobrado pelo kilo da refeição é R$ 35,00, o valor médio do ticket do comerciário é R$ 6,90, e são poucas as empresas que fornecem o benefício.

Unidades do Sesc

Os cerca de 120 mil comerciários de Salvador, espalhados por diversos bairros, contam com apenas 3 restaurantes do Sesc, localizados na parte central da cidade: Comércio, Rua Chile e Nazaré. O número é insuficiente, e muitas vezes os comerciários tem que lanchar na hora do almoço porque as empresas não fornecem refeição ou ticket.

Alimentação cara

Segundo pesquisa da Associação das Empresas de Refeição e Alimentação Convênio para o Trabalhador (Assert), o preço médio cobrado pelos restaurantes a quilo na cidade é de R$20,59. “Esta Campanha tem como objetivo pressionar as entidades patronais para a criação de novos restaurantes para os trabalhadores, que produzem muito e merecem ser bem tratados. Em locais de grandes concentrações de comércio não há alternativas baratas para uma refeição digna e de qualidade. Na região do Iguatemi, por exemplo, uma refeição custa, em média, R$ 12,00, e o valor do tiket é R$ 6,90”, declarou Jaelson Dourado, Presidente do Sindicato.

Supermercados

A Campanha também exigirá alimentação digna e de qualidade nas empresas que fornecem refeição através de refeitórios, como ocorre em alguns supermercados. Segundo denuncias dos comerciários, as empresas recolhem produtos vencidos, estragados ou danificados por roedores para preparar a alimentação dos funcionários. “O faturamento das empresas crescem, são exigidos maiores esforços mas a vida e a saúde dos trabalhadores são deixados de lado. O trabalhador mal alimentado não vai produzir bem. Precisamos de restaurantes do Sesc em grandes centros comerciais”, completou Adilson Alves, Presidente do SintraSuper.

Campanha por alimentação digna no comércio

Secretaria de Saúde realiza V Encontro de Cipistas