CNTC, Atacadão e Carrefour assinam acordo coletivo nacional

Na última segunda-feira (31), a Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC) assinou um acordo coletivo nacional com o Carrefour e o Atacadão, beneficiando 100 mil comerciários no Brasil. “O acordo tem como objetivo implantar medidas compensatórias e mitigatórias dos efeitos da compra das empresas do Grupo BIG pelas empresas acordantes”, diz o documento.

São 13 cláusulas, que tratam, por exemplo, de pagamento de vale-compras em seis parcelas de 300 reais; garantia de emprego na pré-aposentadoria; vale refeição; Licenças maternidade (180 dias) e paternidade (20 dias); organização do trabalho; combate ao assédio e à discriminação; não utilização do trabalho intermitente; não haver restrição ao uso de banheiros; e o compromisso das empresas de observarem as Convenções Coletivas dos sindicatos.

Segundo Guiomar Vidor, dirigente da CTB Nacional e da CNTC, o acordo tem vigência por dois anos. “Demonstra a importância da mesa nacional de negociações coletivas implementada pela CNTC, que tem propiciado avanços importantes para o conjunto da categoria comerciária. Os avanços são inéditos e atingem mais de 100 mil trabalhadores do grupo, que passam a ter direitos mínimos garantidos. Este acordo servirá de modelo para outros que deverão ser construídos com grandes grupos econômicos do setor do comércio que atuam no País”, afirmou.

com informações da CTNC

Comércio entre as profissões que causam infelicidade, diz estudo

Atenção, ex-funcionários da EBAL /Cesta do Povo