Comerciárias realizam Feira de Cidadania da Mulher

O número reduzido de creches na cidade tem alterado o cenário do setor. Em 2014 o Sindicato contabilizou cerca de 11mil desligamentos de comerciárias. Deste total, 1,760 (15,42%) foram demitidas ou pediram afastamento após tornarem-se mães e não terem onde deixar os filhos.

Apesar de a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) estabelecer que os municípios são responsáveis pela oferta e gestão da educação infantil, infelizmente nem o setor público nem o privado tem feito a sua parte. O último Censo do IBGE, realizado em Salvador no ano de 2010, revelou que cerca de 53 mil crianças com idade de 0 a 5 anos estavam fora da escola naquele ano.

Números
Segundo a Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED), do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconomicos (Dieese), em 2014 havia 717 mil mulheres ocupadas (formal e informalmente) no mercado de trabalho de Salvador e Região Metropolitana. Deste total, 172 mil estavam no comércio.

De acordo com os dados da Rais, do Ministério do Trabalho e Emprego, que considera apenas os trabalhadores formais, em 2013 elas eram 63 mil trabalhadoras no comércio de Salvador, um percentual de 44,6% do total do setor.

Programação:

1ª mesa – coordenação Helenice Ramos

Jaelson Loula Dourado – (presidente do Sindicom)

Adilson Alves – (presidente do Sintrasuper)

Reginaldo Oliveira(presidente da Fec-Bahia)

Rosa de Souza(vice-presidente da Ctb-Ba)

Atração cultural – coral infantil da Legião da Boa Vontade (LBV)
Apresentação de documentário

2ª mesa – coordenação Cherry Almeida

Kelly magalhães(Setre/Ubm)

Isa Maria Lelis Simões(SRTE Superintendência Regional do Trabalho e Emprego

Ana Georgina(Supervisora Técnica do Dieese Bahia