Grito dos Comerciários abre o carnaval do circuito Osmar

“Todos os anos lançamos nossa campanha com este bloco que é da categoria. Os comerciários podem esperar que a Secretaria de Cultura estará realizando atividades importantes ao longo do ano, retomando as temporadas de forró e samba e a oficina de teatro.”, destacou Marcelo Bizerra, secretário de cultura do Sindicato. Uma banda de fanfarra formada por 80 músicos animou os foliões, que ainda contaram com a presença de representantes de trabalhadores do interior do estado como: José Carlos, de Lauro de Freitas, Jairo Araújo, de Itabuna; Rafael Sydarta, Irecê, e Agnaldo Santos, de Itaberaba.

Com o tema: “Vem pra luta! Por mais direitos e novas conquistas!”, o Sindicato lançou a Campanha Salarial 2015, que tem como reivindicações: reajuste de 13% nos salários; R$ 15 o valor da alimentação; creches para guarda dos filhos; redução da jornada de trabalho para 36hs; seguro de vida para os trabalhadores; hora extra de 150% nos domingos e feriados; entre outros. Segundo Jaelson Dourado, presidente do Sindicato, a expectativa para 2015 é positiva. “Entregamos a pauta de reinvindicações dia 11 no Sindlojas e na Federação do Comércio. A expectativa é positiva de avançar em novos direitos e novas conquistas. Queremos reajuste salarial, creches e todos os domingos pagos”.

Supermercados

Na ocasião, os trabalhadores dos supermercados também lançaram sua campanha. O presidente Adilson Alves convocou a categoria a participar das mobilizações. “Temos que fazer uma boa campanha salarial e um bom acordo. Para isso, precisaremos da mobilização dos trabalhadores”.

Apoios importantes

Como ocorre todo ano, a Fec Bahia e a CTB estiveram presentes na atividade. “A CTB mais uma vez sai na luta em defesa dos direitos dos trabalhadores sem perder de vista as bandeiras de lutas.”, afirmou Rosa Souza, vice-presidente da CTB Bahia. Para Reginaldo Oliveira, presidente da Fec Bahia, a formação dos trabalhadores está na pauta de discussões. “A campanha dos comerciários sempre foi importante devido aos grandes debates políticos junto a cidade e na colocação das opiniões. Este ano temos algo estratégico, que é a discussão paralela a campanha salarial sobre a formação, a universidade dos comerciários. Que é extremamente importante para os comerciários da Bahia”. “O Sindicato dos Comerciários e a FEC estão de parabéns por proporcionar esta festa tão linda para os trabalhadores, que produzem durante todo o ano e no carnaval não tem como sair em grandes blocos e camarotes.”, afirmou Edir Rodrigues, diretor do Sindicato dos Comerciários de Itaberaba.

Programa em família

O comerciário Marcos Costa, que curtiu o bloco em família, levou para a avenida o pequeno Pedro, de apenas 1 ano. “Cada ano tá melhor. Todos os pais comerciários devem trazer seus filhos porque o bloco é muito tranquilo”.

Click aqui e confira o álbum de fotos

Fec e Sintrasuper defendem empregos e novo papel da Ebal

Comerciárias realizam Feira de Cidadania da Mulher