Comerciários nas homenagens à Rainha do Mar

Crescimento do comércio
De acordo com dados do IBGE, o comércio baiano continua aquecido. De janeiro a novembro de 2012 cresceu 10,3% em comparação ao mesmo período de 2011, o que torna o ambiente favorável para as reivindicações dos trabalhadores. “Pelo sétimo ano consecutivo o comércio de Salvador vem crescendo acima da média. Apesar da crise mundial e do baixo crescimento da economia nacional, o comércio baiano continuou forte em 2012. Este resultado é fruto do trabalho desenvolvido pelos comerciários. Por isso, exigimos um salário digno, um salário justo. Estamos reivindicando 20% de aumento porque sabemos que é uma proposta digna, uma proposta coerente, e vamos exigir isso dos empresários”, destacou Jaelson Dourado, Presidente do Sindicato dos Comerciários.

Estatísticas
Ainda de acordo com o IBGE, em Salvador a categoria é formada por cerca de 300mil trabalhadores formais e informais. Do total, 80% são jovens de 18 a 30 anos; 52% são mulheres e 30% são evangélicos. Além disso, entre homens e mulheres a maioria é negra. Profissionais que abrem mão dos estudos, da vida social e familiar em prol do trabalho. Problema que é agravado nos supermercados, onde grandes redes exploram os comerciários, ao obrigarem a trabalhar de domingo a domingo, com uma carga horária extensa, desrespeitando assim a Convenção Coletiva de Trabalho. “Os trabalhadores devem encarar de frente as lutas e os desafios para conquistar novos benefícios em 2013. Através do governo federal o salário mínimo avançou, e para acompanhar este avanço os pisos e salários das categorias também precisam ser valorizados de forma que superem a inflação e haja ganho real”, afirmou Adilson Alves, Presidente do Sintrasuper.

Novas medidas vão beneficiar o comércio
Em 2013 algumas medidas governamentais vão beneficiar o setor do comércio. Entre elas, a desoneração da folha de pagamento, que tem início em 1º de abril e substitui os 20% devidos pelo empregador ao INSS por 1% da receita bruta. Outro fator que vai beneficiar o comércio é o desconto de 32% sobre a tarifa da energia elétrica. “Estas medidas serão levadas para facilitar as negociações com os empresários do comércio de forma a sensibilizá-los para a valorização dos trabalhadores que fazem de Salvador o 3º comércio do país”, completou Dourado.

Outras atividades
Além da Campanha Salarial, que na próxima quinta-feira (07/02) pelo quarto ano consecutivo ganha o centro da cidade com o bloco de carnaval O Grito, ao longo de 2013 as Secretarias dos dois Sindicatos estarão promovendo diversas atividades culturais, esportivas, de cidadania e de lazer para a categoria, e a Secretaria de Gênero sai na frente. “Em 8 de março, Dia Internacional da Mulher, teremos um debate para discutir mais uma vez as várias formas de violência vivida pelas mulheres, seja no ambiente familiar ou no trabalho. Vamos reforçar a luta por creches e auxílio creche e vamos discutir também a lei Maria da Penha. Estaremos mais presentes nas empresas para levar à trabalhadora comerciária o sentimento de fortalecimento da classe”, afirmou Cherry Almeida, coordenadora da Secretaria de Gênero, Etnia e Raça.

Esportes e cultura
Este ano o Campeonato de Futebol Society estará na 14º edição e diversas novidades são prometidas pela Secretaria de Esporte. “O Campeonato terá início ainda em abril e teremos muito trabalho e uma premiação valorosa para os comerciários. Estamos convidando também as mulheres para colaborarem com o evento, levando para a arena o esporte feminino. Assim, vamos valorizar e integrar a categoria como um todo”, falou Genival Santos, Secretário de Esportes. A Secretaria de Cultura também promete novidades. “Em abril iniciaremos as atividades culturais na nossa sede e toda sexta-feira o trabalhador terá acesso a atividades culturais como Forró Xaxado e apresentações teatrais com alunos da nossa Oficina de Teatro, de forma a promover o acesso a lazer e cultura para os trabalhadores”, concluiu Marcelo Bizerra, Secretário de Cultura.

Sintrasuper promove assembleia nesta quarta

Preço da cesta básica dispara em um mês em Salvador