Comerciários preparam greve para quarta-feira (20)

O Sindicato dos Comerciários realizou manifestação na Piedade, na manhã de segunda-feira (18), convocando a categoria para mais uma paralisação no comércio do centro de Salvador. Mais uma vez a greve vai parar a Avenida Sete de Setembro, o Shopping Piedade e o Center Lapa, e acontecerá na manhã de quarta (20/04), saindo do Campo Grande em direção a Praça Castro Alves e retornando para os shoppings.

As tentativas de negociações com os empresários não avançaram. Nas últimas reuniões as propostas oferecidas foram de 7% (supermercados) e 7,4% (lojistas). Quanto aos domingos não remunerados, o impasse continua. Novas reuniões foram agendadas para o dia 27/04 e enquanto os empresários não chegam a um acordo as paralisações no comércio de Salvador vão continuar. “Não vamos aceitar um reajuste que não contemple as perdas salariais. Além disso, em 2010 o comércio cresceu 10,1%, portanto não há motivos para não repassar os ganhos para os trabalhadores. As manifestações vão continuar até chegarmos a um bom acordo para a categoria”, afirmou Jaelson Dourado, Presidente do Sindicato.

O comércio de Salvador é o terceiro maior do país e perde apenas para serviços em termos de contratações (Dieese). Porém, quando o assunto é salário, fica atrás de cidades como João Pessoa, com cerca de 1,2 milhões de habitantes. No setor os trabalhadores convivem diariamente com diversos tipos de problemas, que vão de falta de água potável a assédio moral, promovido por chefias e clientes.

Reivindicações:

Lançada em fevereiro, a Campanha Salarial 2011 tem como reivindicações: reajuste salarial de 19,5%, pagamento de todos os domingos do ano (18 são trabalhados de graça), dia do comerciário, entre outros.

Confira o que abre e fecha em Salvador no feriado da Páscoa

Assinado Acordo Coletivo com setor lojista