CTB Bahia reafirma luta pelas Diretas e comerciários integram nova direção

“Fora, Temer. Diretas, já” e crescer a central no interior do estado foram duas das principais decisões tomadas por 603 delegados participantes do 4º Congresso da CTB Bahia, realizado na sexta e no sábado, no hotel Sol Bahia, em Patamares.

Os congressistas também elegeram o metalúrgico Pascoal Carneiro novo presidente da entidade, no lugar de Aurino Pedreira. Os comerciários de Salvador estarão representados na direção da CTB pelo presidente do Sindicato Jaelson Dourado, o vice Alfredo Santiago, Rubiraci Santos “Cherry” e Rosa de Souza (dirigente do Sintrasuper), que será vice-presidente da Central.

Pascoal falou do desafio de presidir a CTB Bahia no momento político de crise no Brasil e já conclamou a todos para tomar as ruas para garantir os direitos dos trabalhadores, impedindo as reformas trabalhista e da Previdência, além de intensificar a pressão pela saída de Michel Temer. “Temos que melhorar a atuação das secretarias e coletivos, além de dar uma atenção especial às seções regionais da CTB em todo o estado, que nem sempre recebe recursos e atenção necessária”, declarou.

“Fazemos um balanço positivo desses quatro anos, quando crescemos o número de sindicatos filiados a CTB e tivemos um bom funcionamento das secretarias e dos coletivos”, disse Rosa de Souza. “Os comerciários de Salvador darão sua contribuição para o crescimento e fortalecimento da Central na Bahia, além de reforçar as manifestações por eleições direta”, completou Jaelson Dourado.

REPRESENTATIVIDADE

A representatividade do congresso se expressou nos números, com 606 delegados credenciados; 537 delegados e delegadas e 69 observadores, sendo 374 homens e 232 mulheres; lideranças de 44 sindicatos filiados; 193 municípios da Bahia representados; 451 trabalhadores urbanos e 141 rurais.

Prestigiaram o ato político de abertura, representantes de três centrais sindicais, governo estadual, movimentos sociais, parlamentares, a Consul de Cuba, Laura Pujol, o presidente nacional da CTB, Adilson Araújo, e o vice- presidente, Nivaldo Santana.

Com informações da CTB Bahia

Café da manhã lança campanha de sindicalização nos supermercados

Conheça a nova direção da CTB Bahia