“Cuidar do povo”: considerações finais de Lula no debate da Globo

O debate entre os presidenciáveis na TV Globo já havia avançado da noite de quinta-feira (29) para as primeiras horas desta sexta (30) quando o ex-presidente Lula (PT) fez suas considerações finais. “Quero cumprimentar os nossos telespectadores que estão ouvindo. Ainda tem muita gente acordada”, disse Lula após três horas de um encontro longo, que foi ora intenso e tumultuado, ora arrastado e frio.

Apesar do horário, o petista mostrou ânimo. Segundo ele, o eleitor tem três tipos de candidaturas em 2022: a dele, Lula, que “tem uma vida provada nesse país e que tem resultado”; a do presidente Jair Bolsonaro (PL), que busca a reeleição; e a da terceira via, que “faz as promessas”, mas não mostra como fazer. “Portanto, o povo tem facilidade para escolher e saber o que ele quer.”

Líder nas pesquisas, com chances de vencer a eleição já no primeiro turno, Lula retomou pontos positivos de suas gestões à frente do Palácio do Planalto. Na visão do ex-presidente, o governo Lula “soube resolver a situação do Brasil” porque, em vez de simplesmente “governar”, preferiu “cuidar do povo”.

“Eu gosto de cuidar do povo, não gosto de governar o povo”, afirmou Lula, falando em “gerar emprego, aumentar massa salarial, melhorar saúde e melhorar educação”. Os legados de seu governo vieram a público. “Tenho orgulho do Fies, do ProUni, do ReUni das 442 escolas técnicas que nós fizemos, do Brasil Sem Fronteiras, que mandou 100 mil jovens para estudar lá fora e se preparar para o Brasil ser mais competitivo”, destacou o ex-presidente

Lula passou brevemente da educação para as relações exteriores: “Tenho orgulho de ter virado protagonista internacional quando o Brasil era respeitado no mundo inteiro”. E concluiu: “Tenho orgulho de ter sido escolhido o melhor presidente da história do Brasil – e vocês sabem o que nós somos capazes de fazer”.

Em outro momento do debate, Lula já havia frisado que quer “que as crianças possam comer, tomar café, almoçar, jantar, ir para escola vestida decentemente. Que a empregada doméstica tenha férias, horário de almoço, que não seja tratada como cidadã de segunda categoria”. Foi a mais direta comparação entre seu projeto e o dos demais presidenciáveis. “É esse Brasil que eu aprendi a construir – e que vocês (os outros candidatos) nunca construíram. É esse país que um operário deu ao povo brasileiro – e que a elite nunca conseguiu dar.”

A audiência do debate chegou a 30 pontos no primeiro bloco, conforme dados prévios da Kantar Ibope na Grande São Paulo. No quinto e último, porém, um a cada seis telespectadores já haviam renunciado à transmissão, devido sobretudo ao horário. Cada ponto de audiência, segundo a Kantar, corresponde a 205.755 telespectadores.

Com a presença de sete presidenciáveis, o debate nos estúdios da Globo foi o terceiro desta campanha eleitoral – e o último antes do primeiro turno. Em 28 de agosto, houve encontro na Band. Já no último sábado (24), os candidatos debateram no SBT. O primeiro turno acontece no próximo domingo (2).

Fonte:Vermelho

Post Anterior

A importância de eleger representantes da classe trabalhadora para o Congresso Nacional e as Assembleias Legislativas

Próximo Post

Lula vai ao 2º turno com 6 milhões de votos à frente de Bolsonaro