Datafolha: Lula o melhor presidente da história; Bolsonaro, o pior

Nova pesquisa Datafolha, publicada neste domingo (19), revela que, para 51% dos brasileiros, Lula (PT) é o melhor presidente que o país já teve. Enquanto isso, Jair Bolsonaro foi avaliado como o pior da história por 48% dos entrevistados.

O petista, que governou entre 2003 e 2010, ficou 40 pontos à frente de Bolsonaro, escolhido por 11% como melhor do país. Foi a primeira vez que o nome do atual presidente foi incluído nesta pergunta pelo Datafolha.

Lula teve o auge da aprovação em 2010, quando 71% o consideraram melhor presidente. Entre os entrevistados que citaram Bolsonaro como pior presidente, os índices mais negativos estão entre os desempregados (57%) e estudantes (65%). Lula é considerado o pior por 18% dos entrevistados, seguido por Fernando Collor (8%), Dilma (7%), FHC e Sarney (ambos com 2%).

A pesquisa foi realizada de 13 e 16 de dezembro com 3.666 pessoas, em 191 cidades. A margem de erro é de dois pontos para mais ou menos.

O estudo acentua as diferenças entre duas visões de governar para quem mais precisa. Na gestão de Lula alguns dados confirmam isso: o salário mínimo teve aumento real de 77%; 36 milhões de pessoas saíram da pobreza; o Brasil se tornou a 7ª economia do mundo; 15 milhões de empregos foram gerados; a taxa de desemprego era de 6%; Foram 14 novas universidades federais e 173 campus universitários; 360 institutos federais por todo o país.

No governo Bolsonaro, são quase 14 milhões de desempregados; fim de vários direitos trabalhistas; gás de cozinha acima de R$ 100,00; gasolina aa mais de R$ 7,00; economia sem crescimento e País sem governante.

Com informações do G1 / Dados do Ipea e IBGE

Governo quer fim da multa de 40% do FGTS para demitidos