Dia dos Comerciários é celebrado com diversão e reflexão

Um dia repleto de entretenimento para todas as idades, que iam desde oficinas educativas, torneios de futebol, atrações musicais com o show da cantora Ju Moraes até oficinas na área da saúde, um espaço para orientar crianças e adultos sobre saúde bucal, saúde da mulher e cuidados com a pele.

Lazer e Reflexão

Por ser um dia de diversão e lazer, essa data também foi de reflexão, principalmente quando os direitos da categoria vem sendo ameaçados pelo governo ilegítimo de Temer. O presidente do Sindicato dos Comerciários, Jaelson Dourado relata que é de extrema importância a categoria ter um dia no ano para comemorar, mas também chama a atenção de todos sobre os perigos que rondam a classe trabalhadora. “Entendemos que o comerciário precisa de um dia de lazer, mas acima de tudo de reflexão, esse governo golpista que tomou de assalto o poder central está ameaçando os direitos dos trabalhadores e o desenvolvimento econômico do nosso país. Precisamos barrar com muita ousadia e coragem e fazer um debate com a sociedade”, disse.

Já Evilásio Lima, diretor do Sintrasuper (supermercados) afirma que trabalhar com o comércio é muito cansativo, e por isso é fundamental para a vida dos trabalhadores um dia de lazer com a família. “O sindicato há muito tempo em nossas convenções têm buscado esse dia, porque sabemos que o comerciário merece muito mais, ele precisa de lazer e menos trabalho. Nesse dia, os trabalhadores conseguem se desarmar de tudo, principalmente esquecer a maratona do dia a dia”, concluiu.

Sombra e água fresca

Diante de tantas possibilidades de diversão, o que não faltou foi comerciários declarando a importância desse dia. Sanderson Nascimento conta que não é todos os dias que ele tem o direito de curtir, e apesar do dia nublado e com um sol tímido agradece por viver esse momento de lazer. “Descansar, aproveitar o dia. Agradeço a Deus por estar mais uma vez no Sesc curtindo um pouco com a minha família, estar aqui nessa folga, pois trabalhamos e temos esse direito”, frisou.

Apesar de elogios, há quem sentiu falta de algumas atividades que aconteceram em outros anos. Regina Carvalho, também comerciária, explica que frequenta o clube há 35 anos e percebera mudanças na programação, mas ainda assim deixou um convite a todos os empregados do comércio para os próximos feriados comemorarem no clube essa data. “É importante que os associados tenham um momento de lazer para passear com a família, o sol está brilhando, venham todos curtir, pois está muito bom. Senti falta do desfile que sempre acontecia e também da escolha da garota e garoto Sesc, que já ouvi dizer que este ano não terá, fora isso está tudo uma maravilha”, afirmou.

O feriado dos comerciários é uma conquista assegurada pela firmeza do Sindicato nas negociações da campanha salarial. A data nacional é 30 de outubro. Mas, durante muitos anos, a entidade garantiu a celebração na terceira segunda-feira do mês. Dia de celebrar com diversão e muita reflexão sobre os novos desafios do futuro.

Viva a classe trabalhadora! Viva o Dia dos Comerciários!

Por Karoliny Lima

Outubro Rosa: Comerciárias contra o câncer de mama e pelo fim da violência

Sindicato dos Comerciários realizará o 10° Seminário de Saúde + Encontro de Cipistas