Outubro Rosa: Comerciárias contra o câncer de mama e pelo fim da violência

Nesta sexta-feira, 14 de outubro, no aniversário de 8 anos da Delegacia da Mulher de Periperi, as secretarias de Gênero do Sindcom e do Sintrasuper participarão do debate sobre os 10 anos da Lei Maria da Penha e convidam às trabalhadoras para prevenirem o câncer de mama e combaterem a violência contra a mulher.

O câncer de mama é uma doença silenciosa e agressiva causada pela multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor. Há vários tipos de câncer de mama, alguns com desenvolvimento rápido enquanto outros são mais lentos. Em grande parte dos casos, o câncer de mama quando detectado em fases iniciais há mais chances de tratamento e cura. Todas as mulheres, independentemente da idade, podem conhecer seu corpo para saber o que é e o que não é normal em suas mamas.

Segundo Rosemeire Correia, secretária de Gênero do Sindcom, para marcar o Outubro Rosa serão realizadas palestras nas empresas, durante todo o mês, sobre prevenção do câncer de mama. “Estaremos indo ao comércio, para abordar esse tema tão importante para as comerciárias de Salvador, uma campanha de conscientização, pois a prevenção continua sendo a melhor arma”, afirma.

Já Taina de Jesus, secretária de Gênero do Sintrasuper, ressalta a importância dessa campanha e como o diagnóstico precoce ajuda no combate a doença. “O Outubro Rosa é uma campanha mundial, surgida em 1990, nos EUA, visando a conscientização para a prevenção dessa doença. Estamos juntos com as trabalhadoras por uma vida melhor. “Se toque”. Primeiro na consciência de prevenir a doença. Depois, faça o autoexame de mama”, disse.

Essa luta é sua. Participe!

Por Karoliny Lima

Dia Nacional de Paralisações: Milhares de baianos junto ao Sindicato dos Comerciários foram às ruas dizer “Fora, Temer”

Dia dos Comerciários é celebrado com diversão e reflexão