
Terminou nesta quinta-feira (6), em Salvador, o Curso Nacional de Sindicalismo Básico da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil). No Espaço de Eventos do Ginásio dos Bancários (nos Aflitos), cerca de 200 dirigentes sindicais de todo o país, representando diversas categorias, participaram desta atividade de formação.
O SintraSuper marcou presença com vários dirigentes: a presidenta, Rosa de Souza; o vice-presidente, Edvã Galvão; a secretária de Imprensa, Taina de Jesus; o secretário geral, Anderlei Costa; a secretária de Formação, Dalva Leite; o secretário de Finanças, Antônio Suzart; o secretário de Movimentos Sociais, Antônio Rodrigues; o secretário de Assuntos Comunitários, Matias Santos; e o secretário de Assuntos Jurídicos, Antônio Sebastião. Também participaram dirigentes do Sindicato dos Comerciários de Salvador e de Sergipe.
Para o presidente da CTB Nacional, Adilson Araújo, “a formação é importante para os dirigentes realizarem a luta política na atualidade tão complexa”. Segundo a secretária nacional de Formação e Cultura da CTB, Eremita Melo, “a Central quer ser grande, também, no campo da formação sindical”. A presidenta da CTB Bahia e do SintraSuper, Rosa de Souza celebrou o evento em solo baiano. “É uma honra Salvador receber essa atividade importante da CTB, que compreende a educação política como importante instrumento de transformação social”, disse.
Durante o curso, os participantes aprimoram seus conhecimentos com temas importantes, como: mundo do trabalho, a história e a luta dos sindicatos; como fazer análise de conjuntura; neoliberalismo, tecnologia e as transformações no mundo do trabalho no século XXI; reforma trabalhista, história dos sindicatos e concepções sindicais; mercado de trabalho e luta emancipacionista das mulheres; teoria marxista como instrumento de luta da classe trabalhadora; juventude trabalhadora no Brasil; e desafios da classe trabalhadora na atualidade.