E-commerce no Brasil registra maior alta de vendas desde 2012

O varejo brasileiro voltou a exibir um sinal de recuperação, de acordo com o mais recente relatório mensal SpendingPulse, da Mastercard. Enquanto o volume de vendas totais no varejo caiu 1,6% em relação a março do ano anterior, o e-commerce registrou crescimento de 36,2% no período comparado – a maior alta desde outubro de 2012.

Os setores que impulsionaram os indicadores do SpendingPulse foram supermercados, artigos farmacêuticos, material de construção e artigos de uso pessoal e doméstico. Por outro lado, móveis, eletrodomésticos, vestuário e combustíveis apresentaram resultado abaixo do crescimento do indicador de vendas no varejo. O relatório também mostra queda de 2,0% nas vendas totais no primeiro trimestre de 2017 em relação ao último trimestre de 2016, quando registrou baixa de 4,6%.

Recorde

Já o e-commerce exibe um vertiginoso crescimento no país. Segundo o SpendingPulse, no primeiro trimestre de 2017, o e-commerce fechou com alta de 25,9% comparado ao mesmo período de 2016. O desempenho dos setores de eletrônicos e de móveis foi superior à média do e-commerce, ao passo que vestuário, hobby & livrarias, e artigos farmacêuticos ficaram abaixo.

Sobre o desempenho nas regiões brasileiras em março de 2017: Sul e Sudeste apresentaram as menores quedas (-0,9%) e (-0,5%), respectivamente, enquanto Norte (-3,3), Nordeste (-3,0%) e Centro Oeste (-4,1%) ficaram abaixo do registrado pelo varejo, no comparativo com o mesmo período do ano anterior.

“Embora o ambiente econômico demonstre desafios, especialmente em função da atual taxa de desemprego e deterioração da massa salarial, esperamos uma melhora gradativa no comércio varejista, especialmente no e-commerce”, afirma Kamalesh Rao, Diretor de Pesquisa Econômica da Mastercard Advisors.

Fonte: Portal no Varejo

Post Anterior

Comércio de Salvador fecha e reforça greve geral na Bahia

Próximo Post

Supermercados faturam R$ 338 bilhões em 2016