Encerrada a sua 38ª edição em maio e com mais de R$ 15 bilhões em negócios gerados, o principal evento do setor de supermercados do Brasil, a APAS SHOW, mostrou várias novidades, como o uso da Inteligência Artificial (IA) no varejo.
Segundo Fabrícia Botelho, consultora de inovação e fundadora da FABBO Futuros, o evento mostrou as principais inovações tecnológicas que os supermercados já estão agregando no seu dia a dia junto com seus fornecedores. “A Inteligência Artificial está revolucionando a eficiência e a produtividade em toda a cadeia de abastecimento e mudando a forma como se trabalha, gerando valor, experiência acadêmica e potencializando outras tecnologias”, disse.
CPO (Chief Product Officer) da Máxima Tech, empresa de soluções para toda a cadeia de abastecimento, Thiago Melo, afirmou que a Inteligência Artificial permite a análise de grandes volumes de dados de itens vendidos, combinações que geram mais vendas e aumentos nos tickets dos pedidos. “O recurso de sugestões para incrementar as vendas corresponde a esse primeiro esforço de viabilizar a IA nas nossas soluções, facilitando de maneira prática o trabalho do vendedor que utiliza o aplicativo”, destacou.
Uma das ferramentas da Máxima Tech apresentadas, o maxPedido, ajuda os profissionais de vendas a lidar com um grande mix de produtos. “A Inteligência Artificial fornece sugestões de produtos complementares apenas na última etapa de finalização do pedido, analisando os itens já inseridos e também o conjunto histórico de dados que indicam produtos que estão girando mais quando atrelados aos que constam no pedido de venda”, enfatizou Melo.
O profissional destacou os principais ganhos com as recomendações de itens feitas pela Inteligência Artificial: aumento de SKUs (Stock Keeping Unit) nos pedidos; melhor trabalho do mix ofertado; e aumento do ticket médio da venda a partir da adição dos novos produtos.
MAIS FERRAMENTAS
Outra solução que usa IA foi a ferramenta VR Software. Elas automatiza e facilita o acesso aos dados do sistema de gestão por meio do aplicativo Whatsapp e também do assistente virtual da Amazon, Alexa. Também simplifica operações de precificação, promoção e controle de produtos vencidos, por exemplo.
“Ela se baseia em um chatbot para que o usuário possa fazer uma pergunta direta sobre o que deseja saber como, por exemplo, acompanhar o andamento das vendas de um determinado item. A ferramenta permite que o supermercadista consiga acesso instantâneo aos principais dados sobre o assunto pesquisado naquele momento”, explicou o CEO da empresa, Vinicius Borgo.
com informações do Super Varejo