Governo cobra e Carrefour se retrata em carta a produtores brasileiros

Foto: Bahia Econômica

Após o mal-estar criado pelo CEO do grupo Carrefour com produtores de carne do Brasil e países do Mercosul, a empresa foi cobrada e publicou uma carta de retratação, nesta terça, 26. A nota busca amenizar “desentendimentos” sobre declaração dada, questionando a qualidade do produto brasileiro. No documento, a empresa diz que nunca colocou “a agricultura francesa contra a agricultura brasileira”.

Vale lembrar que, no dia 20, Alexandre Bompard divulgou vídeo em suas redes sociais afirmando que o Carrefour se comprometia, a não vender carnes do Mercosul (bloco formado por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai), independentemente dos “preços e quantidades de carne” que esses países possam oferecer.

Com isso, a empresa foi alvo de diversas críticas. Entidades que se relacionam com a produção de carne propuseram, inclusive, um boicote ao Carrefour, como a Federação de Hotéis, Bares e Restaurantes do Estado de São Paulo (Fhoresp). O Ministério da Agricultura, também, emitiu posição criticando a empresa.

CONTEÚDO DA NOTA

“Nós adquirimos quase toda a nossa carne francesa exclusivamente na França e continuaremos a fazê-lo. A decisão do Carrefour França não tem a intenção de alterar as regras de um mercado francês que já é amplamente estruturado em torno de cadeias de suprimentos locais. É uma forma legítima de tranquilizar os fazendeiros franceses, que estão no meio de uma grave crise, sobre a sustentabilidade do nosso apoio e de nossas compras locais”, diz um trecho da nota.

Com relação a situação fora da França, o Carrefour diz: “Do outro lado do Atlântico, adquirimos a grande maioria da nossa carne brasileira no Brasil e continuaremos a fazê-lo. Os mesmos valores de enraizamento e parceria inspiraram nosso relacionamento com o setor agrícola brasileiro por 50 anos. Testemunhamos e apreciamos diariamente seu profissionalismo e comprometimento com a terra e o gado.”

A empresa lamenta que a comunicação tenha sido percebida como um questionamento da parceria com a agricultura brasileira ou como uma crítica a ela. “Temos orgulho de ser o principal parceiro e um promotor histórico da agricultura brasileira. Melhor do que ninguém, entendemos os padrões seguidos pela carne brasileira, sua alta qualidade e seu sabor. Continuaremos a apoiar e promover as cadeias de suprimentos agrícolas brasileiras, assim como temos feito no Brasil por quase 50 anos. Por meio do nosso crescimento, contribuímos para o desenvolvimento dos produtores agrícolas brasileiros, seguindo uma abordagem consistente de parceria construtiva”, pondera.

com informações do Mercado & Consumo

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