Instituto prevê crescimento real nas vendas do varejo

Houve crescimento nominal de 6,5% nas vendas do varejo em fevereiro, compardo ao mesmo mês do ano anterior. E tem projeção de crescimento dos próximos meses: 8,6% (março), 8,4% (abril) e 7,7% (maio). São os últimos dados apresentados pelo IAV-IDV (Índice Antecedente de Vendas do Instituto para Desenvolvimento do Varejo).

Segundo o IDV, em termos reais, quando descontado o IPCA, fevereiro deste ano apresentou um leve crescimento nas vendas de 0,9%. As projeções de crescimento para março, abril e maio são de 3,9%, 4,2% e 3,3%, respectivamente. Sempre em comparação aos mesmos meses do ano anterior – estimativa que pode confirmar crescimento real nos primeiros cinco meses do ano.

IAV POR SETOR

De acordo com a análise, para o resultado de fevereiro, apenas o setor de material de construção apresentou retração (-2,8%). A maior alta ficou para o setor de artigos farmacêuticos, perfumaria e cosméticos (18,5%), seguido por tecidos (11,6%), supermercados, hiper, alimentação, bebidas e fumo (10,3%), outros artigos de uso pessoal e doméstico (8,2%) e móveis e eletrodomésticos (-2,8%).

Três setores apresentam trajetória crescente de crescimento para março, abril e maio: móveis e eletrodomésticos (projeções de 5,2%, 8,4% e 8,9%, respectivamente); material de construção (projeções de 5,2% para março, 6,5% para abril e 9,5% para maio); artigos de uso pessoal e doméstico – composto por brinquedos, joias e produtos pet (projeções de 12,6%, 13,1% e 21,4% para os próximos três meses).

Por fim, os setores com certa desaceleração nos próximos meses, mas com crescimentos ainda bastante significativos: artigos farmacêuticos, perfumaria e cosméticos (projeta crescimento de 17,1%, 15,8% e 12,9% para março, abril e maio); tecidos, vestuário e calçados (projeções de 29,6%, 19,5% e 13,6%; e supermercados, alimentação e bebidas (projeções de 9,6% e 10,6% para março e abril – sustentado pelo período da páscoa – e de 7,1% para maio).

com informações do Supervarejo

Post Anterior

TST muda entendimento sobre pagamento de horas extras

Próximo Post

Governador Jerônimo Rodrigues recebe centrais sindicais