“Sindicalistas devem potencializar campanha de Lula e Jerônimo”, diz Rosa

Mais do que nunca, o movimento sindical está chamado a ser mais ativo ainda para a disputa do 2º turno das eleições, no dia 30 de outubro. Lula e Jerônimo venceram bonito no 1º turno, especialmente na Bahia. Por pouco, não liquidaram a fatura.

Voltaremos às urnas para eleger, finalmente, o presidente da República e o governador. Na disputa presidencial, Lula teve 48,8% contra 43,4% de Bolsonaro (PL). A Bahia lhe consagrou com 69,73% dos votos válidos. Para governador, Jerônimo chegou à frente com 49,33% dos votos, vencendo em 351 municípios. ACM Neto teve 40,88% e só venceu em 66 cidades.

Presidenta da CTB Bahia e do SintraSuper, Rosa de Souza destaca que a participação do movimento sindical será mais valiosa ainda para a vitória final. “É importante potencializar a campanha, estimulando os trabalhadores e as trabalhadoras votarem no dia 30. E votar com a esperança de mudar o Brasil e fazer a Bahia seguir avançando nesse projeto de desenvolvimento aberto por Jaques Wagner e Rui Costa”, afirma.

Segundo a sindicalista, não se pode “baixar a guarda” neste momento. “Temos que fazer aquele esforço a mais, programando atividades de campanha nas categorias, em cada local de trabalho. A bela vitória de Lula e Jerônimo precisa ser consolidada no segundo turno. É preciso manter o clima do primeiro turno para não desmobilizar a população e evitar abstenção alta. Vamos, firmes, eleger um presidente e um governador comprometidos com a classe trabalhadora”, enfatiza.

ORIENTAÇÕES

Baseada nas decisões do TSE, a CTB Bahia passa algumas orientações para os sindicalistas classistas:

> Segundo a legislação eleitoral, quem não votou no último dia 2, poderá exercer seu direito de voto no segundo turno.

> Já podemos pedir votos, distribuir panfletos, fazer caminhadas e carreatas até acompanhadas por carros de som, das 8h até às 22h. Também estão liberados os comícios e a propaganda na internet.

> O horário eleitoral gratuito nas emissoras de rádio e televisão terá início a partir de sexta-feira (7).

> O tempo de propaganda é dividido igualmente entre os candidatos, tanto à presidência como aos governos estaduais.

> A propaganda para presidente da República será veiculada, de segunda à sábado das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40. No rádio, vai ao ar de 7h às 7h10 e de 12h às 12h10.

> Para governador, a propaganda das 7h10 às 7h20 e das 12h10 às 12h20 no rádio. Na televisão, o horário eleitoral para governador será das 13h10 às 13h20 e das 20h40 às 20h50.

> Além disso, as campanhas terão inserções de 30 e 60 segundos ao longo da programação das TVs.

com informações do TSE

Sindicatos querem ser assistentes em ação contra Caixa

Crescem denúncias de empresários chantageando empregados e fornecedores para votar em Bolsonaro