SintraSuper finaliza seminário com secretarias definindo linhas de ação

Após dois dias de reflexões e debates, o SintraSuper finalizou seu seminário de gestão nesta sexta-feira (29). Na parte final, a coordenadora da atividade, Dalva Leite, orientou os dirigentes para que as secretarias observassem os debates sobre cenário político e os desafios para definir as linhas gerais de ação nos próximos anos com grandes atividades.

“Vamos fazer o sindicato ter anos movimentados para a categoria, com lutas gerais e atividades de cada pasta. Podemos fazer muito mais do que já fizemos. É importante ver datas importantes e programar ações com antecedência. Podemos criar coordenações em cada secretaria, com mais de um dirigente. Precisamos pensar em uma grande campanha de sindicalização, retomar o campeonato de futebol e estudar a possibilidade de um programa residencial para a categoria”, pontuou a presidenta Rosa de Souza.

Edvã Galvão falou do seu papel como vice-presidente. “Vamos contribuir com todas as secretarias. É importante definir um calendário de reuniões da diretoria, aprimorar os plantões no sindicato e planejar bem a campanha de sindicalização”, afirmou

APRESENTAÇÃO DAS SECRETARIAS

Cada dirigente responsável pelas secretarias apresentou as ideias que serão trabalhadas pelo SintraSuper.

>> Finanças (Antônio Suzart): garantiu o equilíbrio entre receita e despesa, possibilitando as conquistas da entidade. Vai acompanhar as ações e os custos das atividades definidas pelas demais secretarias. Estudará a compra de uma área de lazer para a categoria.

>> Comunicação e Imprensa (Taína de Jesus): melhorou o trabalho com as redes sociais e precisa avançar. Vai atuar para dar mais visibilidade ao sindicato e aos dirigentes. É importante os dirigentes interagirem mais nas redes sociais. Será criado o Podcast, com transmissão pelas redes, para debater temas gerais e dar visibilidade às ações das secretarias.

>> Jurídica (Antônio Sebastião): Melhorou o acompanhamento de processos coletivos, trazendo muitos recursos para o sindicato. Vai mapear pequenas empresas para fazer cumprir o piso e outras cláusulas da Convenção Coletiva.

>> Saúde, (Carine Dias): Médico do trabalho com plantões semanais regulares (precisa voltar as visitas às empresas). Vai fiscalizar problemas com planos de saúde das empregas e acompanhar as políticas públicas. Atuará em fóruns e conselhos de saúde, além de realizar campanhas educativas (DST, drogas, HIV, etc). Acompanhará Cipas e cipistas, além de datas como Outubro Rosa, Setembro Amarelo e Novembro Azul. Vai estudar novos convênios para a categoria e buscar suporte para o trabalho.

>> Previdência e Aposentados (Evangelista Rios): Trabalhará para a criação da Associação dos Aposentados de Supermercados.

>> Movimentos Sociais (Antônio Rodrigues): Vai participar de eventos e lutas dos movimentos em Salvador.

>> Gênero, Raça, Geração e Etnia (Josélia Ferreira): Buscará parcerias e atuará em fóruns e eventos sobre temas da pasta.

>> Esporte (Fábio “Badaró”): Reforçará a Copa SintraSuper e reorganizará o campeonato no antigo formato. Construirá passeio ciclístico e corrida de rua.

>> Cultura (Adilson Alves): Precisa estruturar mais a pasta. Vai buscar projetos públicos, como a Lei Paulo Gustavo e outros, visando garantir atividades para a categoria. Vai programar eventos para os aniversários do SintraSuper.

>> Assuntos Comunitários (Matias Santos): Vai fortalecer o SintraSuper em ações nas comunidades e ajudar na assistência social nos bairros. Estudará parcerias com associações comunitárias e buscará aproximação das lideranças sociais.

>> Conselho Fiscal (Erivaldo José): Se reúne regularmente para ajudar na parte financeira e fiscal do SintraSuper, que está com boa “saúde financeira”.

Logo após, foi realizado o trabalho em grupos, quando os dirigentes e as dirigentes apresentaram mais ações para cada secretaria e o Sindicato.

SintraSuper avalia cenário para planejar gestão e ação política

SintraSuper atento à venda do Atakarejo por R$ 700 milhões