Sintrasuper garante reajuste acima da inflação para pisos

Mais uma vez, o nosso Sindicato assinou rapidamente a Convenção Coletiva de Trabalho 2017 e garantiu um reajuste para os pisos salariais acima da inflação, que foi de 4,69%. Os pisos receberam 5,69% de aumento, ficando o menor em R$ 992,93 (office-boy, faxineiro, vigia…) e o maior no valor de R$ 1.082,94 (demais funções).

O reajuste para quem ganha acima dos pisos foi de 4,69%. Quem foi admitido após março/2016, receberá reajustes proporcionais. Asseguramos ainda todas as conquistas sociais do ano passado, além do aumento no valor da alimentação e dos domingos e feriados. As diferenças de março e abril devem ser pagas na folha de maio. Veja tabela abaixo.

BOM ACORDO

“Diante de um cenário difícil, foi muito importante assinar o acordo, garantindo nossos direitos no momento em que governo e empresários atacam nossas conquistas”, celebra Adilson Alves, presidente do Sintrasuper.

Para se ter uma ideia, segundo o DIEESE (entidade que assessora os sindicatos no Brasil), analisando 714 negociações recentes, apenas 19% dos reajustes tiveram ganhos reais acima da inflação. Cerca de 44% deles foram igual ao índice de inflação e 37% ficaram abaixo. A variação real média foi negativa: 0,52% abaixo da inflação. Além disso, 30% dos reajustes foram pagos em várias parcelas.

VEJA A TABELA

Reajuste – 4,69% (aplicar sobre salários de março/2016)
Pisos – R$ 992,93 (Office boy, vigia, servente…) e R$ 1.082,94 (demais funções)
Empacotador – R$ 937,00 (menor de idade)
Domingos – R$ 23,00 (empresas com até 50 empregados) e R$ 31,00 (mais de 50). Deve ser pago seis dias após o trabalho, mesmo prazo para dar a folga. Não pode trabalhar mais que dois domingos seguidos.
Feriados – R$ 31,00 (empresas com até 50 empregados) e R$ 47,00 (mais de 50). Para 1º de Maio e São João (24/6): R$ 31,00 (empresas com até 50 empregados, funcionando até às 14h) e R$ 47,00 (mais de 50, funcionando até às 14h). R$ 45,00 (empresas com até 50 empregados, funcionando após às 14h) e R$ 70,14 (mais de 50, funcionando após às 14h).
Alimentação – R$ 11,00
Dia dos Comerciários – 23 de outubro

SINDICATO É PRA LUTAR. COM A TAXA, MAIS AINDA

Todo ano, quando o acordo é assinado, tem o debate sobre a Taxa Assistencial, a contribuição de quem não é sindicalizado para a luta. Se ligue: o acordo beneficia todos os trabalhadores, associados (que pagam todo mês a mensalidade) ou não.

Garanta o pagamento da taxa para fortalecer nossa luta por melhores salários e condições de trabalhos mais dignas. Com apenas R$ 9,00 pagos durante seis meses, você estará fortalecendo todo o trabalho e ações que o Sindicato desenvolve durante o ano, como o campeonato de futebol, espaço cultural, seminário de saúde, encontro de cipistas e outras atividades.

O associado paga R$ 16,50 mensal e tem direito (junto com seus dependentes) a serviços médicos, odontológicos e convênios interessantes com faculdades, academias, entre outros. É a sua contribuição que garante as campanhas e lutas que o Sintrasuper realiza para melhorar a vida de quem trabalha nos supermercados.

Supermercados faturam R$ 338 bilhões em 2016

Café da manhã lança campanha de sindicalização nos supermercados