SintraSuper garante reajuste de 5,36% para pisos e Dia dos Comerciários

Nossa presidenta, Rosa de Souza, com o presidente do SindSuper, Gabriel Costa, na assinatura da Convenção Coletiva

Mais uma vitória do SintraSuper e da categoria nos supermercados de Salvador. Com firmeza nas negociações, o nosso sindicato assinou a Convenção Coletiva de Trabalho garantindo reajuste salarial acima da inflação, que foi 3,86%. Os pisos tiveram 5,36% de aumento (3,86% mais 1,5% de ganho real).

Além disso, mantivemos as cláusulas sociais da Convenção Coletiva anterior, com o pagamento dos domingos e dos feriados, alimentação, triênio, quebra de caixa, entre outros benefícios. Muito importante: sempre na mira dos patrões, o FERIADO DO DIA DOS COMERCIÁRIOS foi garantido e será dia 21 de outubro.

“Foi mais um bom acordo que assinamos, conquistando ganho real no reajuste e mantendo conquistas históricas importantes da nossa categoria. Celebramos essa vitória e vamos fiscalizar o cumprimento do acordo. Também vamos preparar novas lutas e ações do Sindicato, como a campanha de sindicalização e presença nas iniciativas das centrais sindicais.

CONFIRA

>> Reajuste: 4,36% (inflação de 3,86% + ganho real), para salários acima do piso, até R$ 9 mil (acima desse valor, é livre negociação)

>> Pisos salariais: 5,36% (inflação de 3,86% + 1,5% de ganho real).

R$ 1.459,76 (mais de 90 dias de serviço, nas funções de office-boy, faxineiro, carregador…)
R$ 1.591,99 (mais de 90 dias, nas demais funções).

>> Dia dos Comerciários: 21 de outubro de 2024.

>> Alimentação: R$ 16,12 (4% de reajuste).

>> Domingos: R$ 32,97 (empresas com até 50 funcionários) e R$ 44,30 (acima de 50 funcionários).

>> Feriados: R$ 44,30 (empresas com até 50 funcionários) e R$ 67,13 (acima de 50 funcionários).

** Para os feriados de Sexta-Feira Santa, 01 de maio e 24 de junho:

– R$ 43,42 (empresas com até 50 funcionários) e R$ 65,88 (acima de 50 funcionários), funcionando até às 14h.

– R$ 63,02 (empresas com até 50 funcionários) e R$ 98,28 (acima de 50 funcionários), funcionando após 14h.

** não é recomendado, mas a empresa que abrir em 25/12 e 01/01/25, paga os valores:

– R$ 91,10 (empresas com até 50 funcionários) e R$ 183,56 (acima de 50 funcionários), funcionando até às 17h.

>> Homologação: fazer preferencialmente no Sindicato (trabalhadores com mais de 1 ano de serviço)

TAXA ASSISTENCIAL

Após esse bom acordo, precisamos falar da importância da Taxa Assistencial. É um importante instrumento para manter o sindicato atuando em defesa dos nossos direitos, fazendo campanhas salariais e garantindo convênios para a categoria. Ela é a contribuição de quem não associado para a luta e os serviços que o SintraSuper oferece à categoria.

Veja o quanto você ganha com os benefícios financeiros (reajuste, triênio, quebra de caixa, alimentação, domingos e feriados) durante um ano de validade do acordo. Observe que é bem mais do que os R$ 17,00 nos meses de abril, maio, junho, julho, agosto, setembro, outubro, novembro, dezembro, e janeiro e fevereiro de 2025.

Os trabalhadores podem se opor ao pagamento da taxa comparecendo ao Sindicato para assinar o formulário. Devendo, depois, entregar sua oposição às empresas. Devem comparecer com documentos originais (RG e CPF) e o contracheque de trabalho com CNPJ da empresa.

De olho no papo entre ministro e MK, Rosa diz que CTB apoia PL dos aplicativos

Ex-funcionários da Ebal autorizam SintraSuper a reunificar processos para negociação