Supermercados oferecem 8% de reajuste, menor que inflação de 10,80%

Nesta quinta (10), aconteceu a primeira rodada de negociação da campanha salarial 2022 nos supermercados. O clima de disposição do sindicato patronal e do SintraSuper aponta para avanços nas próximas reuniões. Sobre as reivindicações apresentadas, a presidenta do SintraSuper, Rosa de Souza, afirmou que está dentro da realidade.

“Mesmo no cenário atual, os supermercados têm mostrado sua força, não fecharam durante a pandemia, abriram novas lojas e, por isso, podem valorizar os trabalhadores e as trabalhadoras do setor no momento mais importante da categoria que é a campanha salarial”, disse, lembrando que, nos últimos anos, o amadurecimento na mesa de negociação produziu boas convenções coletivas. “É o que buscaremos neste ano, mobilizando a categoria nas lojas e realizando uma boa negociação”, completou.

Ao apresentar a propostas de 8% para o reajuste salarial e os valores pagos pelo trabalho aos domingos e feriados, o presidente do Sindisuper, Gabriel Costa, falou do cenário atual. Para variar, argumentou dificuldades com pandemia, guerra entre Rússia e Ucrânia, inflação e taxa de juros.

Mas, a supervisora técnica do Dieese e assessora do SintraSuper, Ana Georgina, lembrou que o setor cresceu sua receita nominal em 35,5%. “Sem inflação, ainda é positivo em 23%. Teve pequena perda nas vendas, mas o setor teve ganho no faturamento. É importante destacar que as pessoas não deixaram de comprar alimentos, seja nas lojas, por delivery ou Internet. Os salário são reajustados apenas uma vez no ano, mas isso retorna para os supermercados em compras. O reajuste beneficia o próprio setor supermercadista”, pontuou, lembrando que 8% de reajuste está abaixo da inflação para a data-base de março, de 10,80%.

OUTROS ITENS

Antes de apresentar a contra-proposta patronal para outros pontos, o advogado Igor Roseno disse que a Bahia é referência em negociação coletiva para o Brasil. Sobre os itens econômicos ele disse que os 8% apresentados seriam a partir de julho e que teria um abono para compensar os quatro meses (março a junho).

O advogado disse ainda que é importante ajusar algumas redações de várias cláusulas, como piso de ingresso, triênio, comppensação de horas extras, data para pagamento dos domingos, Dia dos Comerciários, trabalhadores terceirizados sem ctps assinada, atestado médico e préaposentado.

O reajuste e todos esses pontos voltam a ser debatidos na próxima reunião, marcada para o dia 22 de março. O SintraSuper não vai aceitar retrocessos nem retirada de direitos.

Post Anterior

SintraSuper reforça ato das mulheres no 8 de Março

Próximo Post

Abono salarial é liberado para nascidos em setembro