Vendas no Natal: supermercados “rindo à toa” e Bahia em destaque

Foto: Acontecendo Aqui

O comércio, especialmente na Bahia, tem bons motivos para celebrar o Natal e as festas de fim de ano. As vendas presenciais puxaram o crescimento no varejo, impulsionando o índice geral com um aumento de 3,4%. O e-commerce (vendas pela internet) registrou alta de 2,9% e os shoppings vibraram com 5,5% (movimentou R$ 5,94 bilhões, sendo o melhor Natal dos últimos 5 anos). Os dados são do Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), apurados entre os entre 19 e 25 de dezembro, e comparados em relação a 2023.

Pelo índice, quem liderou as vendas por setor foi o de Supermercados e Hipermercados, que “ri à toa” com alta de 6,0%. Depois aparecem: Drogarias e Farmácias (5,8%), Óticas e Joalherias (5,7%), Turismo e Transporte (4,1%), Alimentação – Bares e Restaurantes (3,9%), Cosméticos e Higiene Pessoal (3,3%) e Varejo Alimentício Especializado (3,2%). O único setor com variação negativa foi Vestuário e Artigos Esportivos, com -0,3%.

Segundo Carlos Alves, vice-presidente de Tecnologia e Negócios da Cielo, o resultado mais tímido do Natal este ano pode ter sido impactado pelo forte desempenho da Black Friday. “Com salto de 16,1% nas vendas, a Black Friday foi o grande destaque do comércio brasileiro esse ano. As pessoas podem ter antecipado suas compras de Natal durante as promoções do final de novembro”, diz.

BAHIA EM DESTAQUE

A Bahia se destacou e liderou o crescimento das vendas por estado: 6,6%, ficando à frende do Amazonas (5,6%), Rio de Janeiro (5,3%), Ceará (4,3%), Goiás (4,2%) e Pernambuco (4,0%). Observando apenas o varejo presencial, todas as regiões brasileiras registraram crescimento nas vendas: Nordeste teve alta de 4,2%, seguido do Norte (3,8%), Sudeste (3,7%), Centro-Oeste (2,5%) e Sul (2%).

com informações do Mercado & Consumo

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