Presidenta do SintraSuper destaca campanha salarial dos comerciários

Uma caminhada na Avenida Sete, nesta terça (15), marcou o lançamento da Campanha Salarial 2022 do Sindicato dos Comerciários de Salvador. Com o tema “Vem pra luta mudar essa história – reajuste decente, mais direitos e pagamento dos domingos”, a campanha faz referência a importância de mudar essa história de descaso dos lojistas. A entidade não quer acordos pontuais, mas uma Convenção Coletiva para todo o setor.

A presidenta da CTB Bahia e do SintraSuper, Rosa de Souza reforçou o apoio da central e do sindicato dos trabalhadores de supermercados à categoria do setor lojista. “A gente muda essa história com unidade e muita luta no comércio para garantir a Convenção Coletiva, com reajuste decente, direitos e pagamento dos domingos. Nós do setor de supermercados estamos juntos com os trabalhadores do setor lojista”, afirmou, ao lado de vários dirigentes da entidade.

Segundo o presidente dos Comerciários, Renato Ezequiel, há momentos em que é preciso mudar a atitude para ter uma vida melhor. “Há um clima de mudança na América Latina com a eleição de presidentes ligados às lutdas dos trabalhadores. A Espanha mudou e anulou a reforma trabalhista que não gerou empregos e só precarizou o trabalho. O Brasil quer mudança e vai mudar com a força do povo brasileiro. Mudança começa primeiro com a gente, mudando de atitude. E quem trabalha no comércio tem que vir junto com o Sindicato”, pontuou.

CARESTIA E COMÉRCIO BEM

O vice-presidente da FEC Bahia, Reginaldo Oliveira, disse que a campanha desse ano é importante para valorizar o trabalho e a remuneração dos comerciários e das comerciárias. “Nossa categoria merece melhores salários para enfrentar essa carestia, com botijão de gás a mais de R$ 100,00, gasolina acima de R$ 7,00 e aumento da conta de energia elétrica. Sem falar no alto preço da refeição em ruas e shoppings. A FEC estará reforçando a campanha em Salvador”, afirmou.

Presente na manifestação, o presidente do Sindicato dos Comerciários de Lauro de Freitas, José Carlos, destacou o apoio à luta em Salvador. “Estaremos juntos durante toda a campanha, trazendo sempre a solidariedade e reforçando as ações da campanha na capital”, enfatizou.

Mesmo com o cenário econômico ainda difícil, o comércio baiano tem reagido bem à pandemia. Registrou taxas positivas de 7,9%, de janeiro a agosto de 2021. As vendas no Natal cresceram 11,1% no Brasil, em relação 2020, segundo o Índice Cielo do Varejo Ampliado. Na Bahia, cresceram 5%.

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