Homenagens marcam inauguração oficial da sede do SintraSuper

Esta sexta-feira (16) foi um dia especial para dirigentes e assessores do SintraSuper, além dos trabalhadores e trabalhadoras de supmercardos em Salvador. A diretoria fez a inauguração oficial da sede da entidade, que já atende a categoria desde o final do ano passado. O ato foi marcado por homenagens e pela presença de autoridades, sindicalistas e lideranças dos movimentos sociais.

“O dia de hoje coroa a trajetória recente do SintraSuper na nova sede e pelos anos anteriores, marcados por muita luta e conquistas importantes para nossa categoria. Aqui é o nosso espaço de preparar as ações que realizamos, por direitos e em áreas diversas. É também o espaço de acolher e orientar quem trabalha no setor, além de oferecer vários serviços relevantes. Temos muito orgulho de ter comprado o imóvel com recursos dos trabalhadores e dar o nome ao prédio de Haroldo Lima, ex-deputado federal do PCdoB e que sempre defendeu os direitos do nosso povo”, afirmou a presidenta Rosa de Souza, que também é presidenta da CTB Bahia.

Rosa destacou a relação de Haroldo com seu pai, Washington de Souza, outro ativista histório do movimento sindical. Ela descerrou a placa com o nome do homenageado, que falece de Covid em 2021, e entregou uma placa a viúva de Haroldo, Solange Lima. “Agradeço de coração essa homenagem. Eu vi várias lideranças mais antigas, que estão aqui, nas lutas e, até, nas delegacias quando foram presas por defenderem causas importantes do povo. Que bom que o sindicato presta essa honraria a Haroldo”, disse emocionada.

Para o presidente estadual do PCdoB e secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Davidson Magalhães, Haroldo foi sempre inspiração para o movimento sindical. “É o seu legado que vai impulsionar os movimentos sociais para ajudar a reconstruir o Brasil a partir de 2023. Ele é o símbolo das lutas desenvolvidas pelo nosso partido pela valorização do trabalho. Vamos atuar com os governos de Lula e Jerônimo para garantir isso”, destacou.

O vereador Augusto Vasconcelos (PCdoB) elogiou o espaço e o papel do sindicato. “Temos certeza que aqui nessa sede vão ser preparadas ações para defender quem trabalha nos supermercados e ajudar as lutas gerais do nosso povo”, enfatizou.

NOVOS DESAFIOS

Dirigente nacional da CTB, o metalúrgico Pascoal Carneiro falou dos desafios atuais. “Vocês fazem uma homenagem mais que justa, pois Haroldo Lima teve grande importância para o movimento sindical baiano, sempre nos orientando e apoiando nossas lutas como deputado federal no Congresso Nacional”, enfatizou.

Segundo o dirigente do Sindicato dos Comerciários de Itabuna e presidente da Federação dos Comerciários da Bahia (FEC-BA), Jairo Araújo, o SintraSuper tem contribuído muito com a luta estadual. “Representamos mais de 30 entidades e o maior número de comerciários na Bahia, contando com o apoio decisivo do sindicato. É importante destacar o fato de ser presidido por uma mulher com a trajetória de Rosa”, disse.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Comerciários de Salvador, Renato Ezequiel, as duas entidades são irmãs de luta. “E vamos seguir unidos em 2023, um ano promissor e de grandes embates para os trabalhadores brasileiros. Vamos ajudar no resgate dos direitos eliminados por esse governo atual, e pela regovação das reformas trabalhista e previdenciária”, defendeu.

Juliana Campos, dirigente da União de Mulheres da Bahia (UBM-BA), e Naira Gomes (presidenta do Movimento Empoderamento Crespo) destacaram o apoio que os movimentos sociais têm do SintraSuper e a importância de Rosa presidir a entidade, valorizando a presença feminina nas lutas populares.

MAIS HOMENAGENS

Ao final, a presidenta Rosa de Souza entrou placas a dirigentes históricos do sindicato, como Adilson Alves, Antônio Suzart, Dalva Leite, Evangelista Rios e Evangivaldo Ferreira “Helmans”, falecido por conta de complicações com a Covid-19. Várias salas na entidade receberam os nomes dos homenageados, que abriram caminho para as gerações posteriores com as memoráveis greves na rede Paes Mendonça, a partir dos anos de 1980 e, posteriormente, em outros supermercados.

Participaram dirigentes de vários sindicatos: Assufba, Aplb, Metalúrgicos, Comerciários de Itabuna, Sintracom-Ba, Fetracom-BA, Bancários de Ilhéus, Bancários da Bahia e Sinpojud.

Fotos: SintraSuper, João Ubaldo e Yago

Trabalhadores querem mudar de emprego em 2023

Sobre as pessoas que transformam lixo em riqueza e defesa da natureza