Diretora do SintraSuper fala sobre preocupação dos funcionários da Americanas

Além da repercussão no mercado financeiro, a grave situação da Americanas deixou seus funcionários preocupados em todo o Brasil. Entidades sindicais se mobilizaram, realizaram reunião virtual na terça (24) e já encaminham algumas ações nacionais.

Em Salvador, a diretora do SintraSuper Taína de Jesus, que é funcionária da empresa, fala sobre a preocupação dos trabalhadores. “Os funcionários estão um pouco apreensivos, pois alguns fornecedores já retiraram seus promotores das lojas, que seguem com o fluxo normal nas vendas”, diz.

Segundo a dirigente, até o momento não se fala nada sobre cortes. “Apenas disseram no comunicado que, em decorrência dos acontecimentos e da questão judicial, será necessária uma reestruturação. Como a empresa tem um prazo dado pela Justiça para negociação com os fornecedores, acreditamos que irão ver como ficará todo o processo”, pondera.

Ainda sobre demissões, Taina lembra que a data-base é 1º de março e que, geralmente, a empresa não demite em janeiro. “Após esse período, não sabemos como será. O ticket está programado para entrar no final do mês e os salários, segundo o representante da empresa, será pago normalmente, inclusive as férias programadas”, pontua.

AÇÕES

Segundo o dirigente do SintraSuper, Evangelista Rios, que participou da reunião, “foi tirada uma linha unitária para os sindicatos conduzirem a situação”. As principais indicações do encontro foram:

1) A defesa dos empregos;
2) Priorizar os trabalhadores no processo de recuperação judicial;
3) Criar condições para uma CPI no Congresso Nacional.

Evangelista afirmou que o representante da empresa se comprometeu de manter aberto o canal de diálogo com os sindicatos sobre a situação. “Também ficou decidido que deve ser construído um dia nacional de manifestação dos trabalhadores da Amerianas em todas as cidades onde houve loja da companhia”, destacou.

Custo de vida ficou 0,6% mais alto em Salvador e RMS em janeiro

Seminário do SintraSuper aponta boa perspectiva para campanha salarial