Os bancos públicos voltarão a ter papel de destaque no país a partir de 2023, com o início do governo Lula. A intenção é tirar do papel o mais breve possível o programa Desenrola Brasil, para permitir o retorno ao crédito de milhões de brasileiros endividados, com foco nos MEIs (Microempreendedores Individuais).
Os bancos públicos também vão voltar a apoiar programas de inclusão social e de desenvolvimento, como a construção de cisternas e cooperativas de catadores, financiar até 3,5 milhões de casas para pessoas de baixa renda e incentivar a troca de máquinas e equipamentos para reaquecer a indústria.
Uma missão extraordinária. Mas, para isso, precisam ser fortalecidos, inclusive com a contratação de pessoal. A Caixa, por exemplo, perdeu quase 20 mil empregados desde 2015. Já a carteira de clientes disparou, sobretudo na pandemia.
É fundamental agora valorizar os bancários de cada instituição financeira e dar condições de trabalho, para que ajudem o país a retomar o crescimento econômico e social, sem comprometer a saúde, principalmente mental.
Fonte – Sindicato dos Bancários