Especialista alerta sobre os riscos das doenças de próstata

Sem considerar os tumores de pele não-melanoma, o câncer de próstata é o mais comum em todas as regiões do país, o que representa 29% dos diagnósticos da doença em relação à população masculina, do Brasil, isso de acordo com o Instituto Nacional de Câncer.

O crescimento das doenças ligadas a próstata é um fator preocupante. O médico urologista, Felipe Pinho falou sobre isso e outras coisas relacionadas ao assunto, na manhã desta segunda-feira, 7, no programa Isso é Bahia, da Rádio A TARDE FM.

Durante a conversa, Pinho chamou a atenção da população masculina. Segundo o urologista, apesar da possibilidade do surgimento de doenças prostáticas em homens mais jovens, isso não é tão comum. “É muito mais prevalente na população de 45 e 50 anos. Temos casos de pacientes de 40, 38 anos, principalmente com histórico familiar, mas o enfoque da gente é para a prevenção da população masculina um pouco mais velhas”, disse.

O especialista aproveitou para “puxar a orelha” dos homens sobre os cuidados com a saúde, já que, para o urologista, eles só procuram os médicos quando sentem algo. “A maior parte dos pacientes não tem sintomas, por isso é importante procurar um médico”. Ele salientou ainda que “pacientes que conseguem atuar diminuindo a questão da obesidade. Com bom hábitos de vida, [reduzindo] o tabagismo, o excesso de álcool, favorecem ter um número menor de apresentações desses tipos de doenças”.

No entanto, mesmo com todos esses cuidados, isso não deixa o homem imune as doenças ligadas a próstata. “Mas se o paciente for para ter o câncer de próstata ele vai ter. Por isso é tão Importante chamar a atenção pata a prevenção”.

“Todas essas doenças prostática, a hiperplasia e o próprio câncer de próstata estarão presentes independentes de qualquer coisa. Não existe uma vacina, uma medicação que consiga deter o começo dessa doença”, completou.

O especialista tranquilizou os homens sobre uma das preocupações mais comum, o desempenho sexual. “Ele não vai ter nenhum problema sexual, ou seja, de ereção. Nos primeiros 12 meses ele pode ter uma ereção diminuída, mas a gente acaba fazendo um tratamento especial para que isso melhore. Ele não vai mais ejacular, mas isso não quer dizer que ele não vai tá improdutível. Ou seja, não é o fim de carreira”.

Novembro Azul é o mês mundial de combate ao câncer de próstata. Por isso, você que é homem e tem mais de 50 anos, no geral, mais de 45 para quem é afrodescendente ou com histórico, procure um urologista. O principal método de exame ainda é o exame de toque, mas outros como ultrassom, ressonância magnética, e algumas vezes a biopsia, também são utilizados

Fonte: A Tarde

Post Anterior

Após eleições, Rosa destaca desafios na reconstrução do Brasil

Próximo Post

Bancos Públicos: foco nas famílias com dívidas