Campanha Salarial 2011 – A hora é agora

Foi dada a largada. O Sindicato dos Comerciários lançou nesta quarta-feira (09/02) a Campanha Salarial 2011. O evento foi aberto com um café da amanhã na loja Hiper Bompreço Iguatemi, às 7h, e em seguida foi realizada uma caminhada, que saiu da Casa DItália (Campo Grande) em direção a Avenida Sete de Setembro. Na pauta, aprovada pelos comerciários na assembleia realizada em 28/01 e entregue ao Presidente do Sindlojas Paulo Mota (em 07/02), entre as principais reivindicações estão: valorização do piso salarial, do trabalhador e dos salários, o pagamento de todos os domingos do ano, dia dos comerciários, entre outros.

O comércio de Salvador é o terceiro maior do país e o maior da região Norte Nordeste. Porém, de 11 capitais pesquisadas, está na última posição quando o assunto é piso salarial. Segundo o Dieese, até novembro de 2010 cresceu 10,3% e, segundo pesquisa divulgada pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgada em janeiro, o setor é o segundo colocado quanto a geração de empregos, perdendo apenas para serviços.

Ainda de acordo com o Dieese, atualmente a categoria é composta por 122 mil trabalhadores com carteira assinada. Destes, 55% são mulheres e 45% homens. Profissionais que tem uma carga horária extensa, trabalham de domingo a domingo e convivem com diversos problemas no dia a dia. “Chegou a hora de buscar a valorização da nossa mão de obra, melhorar a relação de trabalho e corrigir distorções. Para garantir nossos objetivos e fortalecer a luta, não basta apenas nossa vontade. É importante que os comerciários e comerciarias se envolvam nas campanhas e atividades promovidas pelo Sindicato e no próprio local de trabalho”, declarou Antonio Suzart, diretor responsável pelo setor de supermercados.

A campanha Salarial 2011 tem por objetivo firmar bons acordos com as entidades patronais, garantir novas conquistas e a valorização do profissional que colabora com os bons resultados do comércio de Salvador. “As expectativas para 2011são positivas. O comércio de Salvador vem num bom ritmo desde 2004, crescendo acima da média nacional, e esse crescimento é fruto do trabalho qualificado dos comerciários. Convidamos todos a ingressarem na campanha. Uma categoria unida e fortalecida conquista seus direitos através das bandeiras que defende. Vamos lutar pela valorização e reconhecimento de quem trabalha no comércio, por um piso salarial digno e um acordo para todos os domingos do ano. A hora é agora!” Afirmou Jaelson Durado, Presidente do Sindicato.

Fique atento aos pagamentos de dezembro

Sindicato inicia negociações com setor patronal