Sindicato inicia negociações com setor patronal

O Sindicato dos Comerciários iniciou nesta quinta-feira (10/02) as negocições com o sindicato patronal de supermercados. A Campanha Salarial 2011 tem como objetivo firmar bons acordos com as entidades patronais, garantir novas conquistas e a valorização dos profissionais que colaboram com os bons resultados do comércio de Salvador.

Entre as reivindicações: reajuste salarial de 19,5%, que corresponde a inflação do período e o crescimento do setor em 2010; Dia dos Comerciários (17/10); pagamento de todos os domingos do ano; percentual minimo de comissão para vendas; entre outros. Na ocasião também estiveram presentes representantes do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), a Presidente do Sindicato dos Comerciários de Lauro de Freitas, Euridéia Mendes, e o Diretor José Carlos.

Segundo o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Supermercados, Antonio Suzart, “o primeiro contato foi positivo para os comerciários, porque contou com a participação do DIEESE, que apresentou dados do comércio, supermercados e hipermercados, e vai acompanhar todas as negociações”, afirmou.

O órgão destacou que o setor tem registrado uma crescente evolução no faturamento e no volume de vendas nos últimos anos, que se dá devido ao aumento do consumo interno das famílias e da oferta de emprego, que gera uma renda média cada dia melhor. Informações que servirão de base para a próxima negociação, que acontecerá em 23 de Fevereiro. “Mais uma vez os empresários tentam fugir dos índices positivos informados pelo Dieese alegando perdas individuais localizadas. Porém, nossa Campanha Salarial é do setor como um todo, que cresceu 7,5% no ano de 2010. Vamos continuar com as negociações a fim de garantir mais benefícios para a categoria”, completou Suzart.

Para a economista do Dieese, Nádia Vieira de Souza, a iniciativa da entidade em levar o órgao para a mesa de discussões faz com que haja o desarmamento patronal, através do confronto entre a proposta apresentada pela entidade empregadora com os dados da instituição, fazendo com que o diálogo entre as partes venha a ser favorável para a categoria comerciaria.

Manifestações ganham adesão da categoria

Desde o lançamento da campanha diversas manifestações foram realizadas no comercio de Salvador. “Lançamos a Campanha no Hiper BomPreço Iguatemi, com um café da manhã, fizemos uma caminhada na Avenida Sete de Setembro, levamos as reivindicações aos comerciários do setor de automóveis, quando estivemos na Sanave Veículos e Grande Bahia, e continuaremos com as atividades, de forma que a categoria participe da luta para garantirmos bons acordos”, afirmou Antonio Suzart, Presidente do Sindicato.

Lojistas

A pauta de reivindicações foi entregue ao Presidente do Sindicato dos Lojistas, Paulo Mota, na segunda-feira (07/02), e as negociações com o setor iniciam na próxima quinta-feira (17/02).

Campanha Salarial 2011 – A hora é agora

Supermercados e hipermercados