Cencosud quer grande rede de supmercados da Colômbia

Informações do jornal La República, um dos principais jornais da Colômbia, mostram que o grupo Cencosud está considerando fazer uma oferta para comprar o Éxito, rede de supermercados colombiana. A primeira tentativa ocorreu em 2006, quando o grupo chileno pretendia comprar 25% do capital do Éxito, mas o negócio não foi adiante. Em 2021, outra tentativa, que também não evoluiu.

O interesse do Cencosud surgiu após a rejeição da oferta de U$ 834 milhões pela a participação do GPA de 96.5% nas ações do Grupo Éxito realizada por Jaime Gilinski, bilionário e banqueiro. Segundo o La República, essa oferta foi aumentada em U$ 150 milhões, mas o GPA não concorda que a oferta seja correspondente ao valor dessas ações.

Fonte entrevistada pelo Brazil Journal disse que o aumento na oferta ainda não foi realizada e o bilionário ainda não desistiu. O jornal colombiano afirma que o Cencosud pretende fazer uma oferta de U$ 1,2 bilhões, com recursos que já possui, e essa aquisição seria uma forma de melhorar seus resultados na Colômbia.

O Cencosud fatura US$ 16 bilhões globalmente e a Colômbia responde por cerca de 6,2% do top line e apenas 3,1% do EBITDA consolidado. O Exito é dono de mais de 600 lojas (maioria na Colômbia), com receita de R$ 25 bilhões, EBITDA de R$ 2,2 bi e margem operacional de 9% nos últimos 12 meses. Na Bahia, controla o G Barbosa, a Perini e o Mercantil Rodrigues.

com informações do Brazil Journal

Post Anterior

Supermercados e atacarejos veem aumento na busca dos clientes por compras online

Próximo Post

Presidente Lula quer incentivo à compra de eletrodomésticos