Choque para os baianos: conta de luz 21,35% mais cara

A tarifa extra caiu, mas a conta de luz subiu. Isso porque a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou novas tarifas para o serviço de fornecimento de eletricidade. O reajuste será valido a partir da próxima sexta (22). Mais um choque no consumidor residencial na Bahia, que vai pagar contas cerca de 21,35% mais caras.

Segundo a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), o reajuste vai afetar mais de 6,3 milhões de clientes. A nova taxa definida pela Aneel foi de 21,13%, porém, clientes residenciais, que são os de baixa tensão, terão maior aumento.

Para os clientes de alta tensão, como indústrias e comércios de médio e grande porte, as contas estarão 20,54% mais caras. A Coelba destacou ainda que, de todo o percentual do reajuste, 6,01% são referentes à companhia.

De acordo com a Aneel, a medida foi tomada a partir dos custos com a geração de energia, além de encargos de segurança energética. A escassez hídrica registrada em 2021 reduziu o nível de água nos reservatórios, o que causou a necessidade de acionar usinas termoelétricas de reserva, que têm maior custo de operação.

com informações da Rádio Sociedade Online

Post Anterior

Atenção para golpe no saque extraordinário do FGTS em apps falsos

Próximo Post

Mercado de bairro é o “queridinho” da vez, diz pesquisa