Comerciários eleitos para compor direção da CTB-Ba

Nova gestão
A atuação da nova gestão, que terá mandato de quatro anos, deverá levar em conta todas as reivindicações da sociedade e da classe trabalhadora, conforme pontuou Reginaldo Oliveira. “A CTB terá que observar, além da luta dos trabalhadores, as lutas sociais das cidades que envolvem os trabalhadores e toda a sociedade. Esse novo olhar da CTB para estes assuntos vai ter uma importância muito grande.”, disse.

Para Rosa Souza, ocupar este papel é importante, tendo em vista que a mulher representa 52% da categoria comerciária. “Isso reflete o nosso tamanho, a participação feminina e a força que os comerciários e as comerciárias tem na Bahia. A comerciária tem um papel importante na sociedade. Além de a maioria ser chefes de família, ela contribui com o crescimento do país e do estado, possui maior escolaridade e ocupa cargos importantes no comércio.”, destacou. Alfredo Santiago lembrou que o comerciário é jovem e a luta unificada vai fortalecer a categoria. “A categoria comerciária é a maior do setor privado organizado e tem no seu bojo 72% de jovens, isso permite uma luta em conjunto não só na capital como também no interior, unificando e fortalecendo a luta frente ao setor patronal. ”, completou Santiago.

Representação no interior
Outros dois comerciários são do interior do estado. Jairo Araújo, que também é vereador, vai ocupar a diretoria regional em Itabuna, e Rafael Sydarta a diretoria regional em Irecê. “Estamos retomando a nossa organização sindical com a diversificação da economia da região. Os sindicatos filiados à CTB tem feito um esforço grande de construir um espaço que antes era ocupado pela CUT cacaueira e hoje não existe mais. Este espaço está sendo ocupado pela CTB regional, que é uma forma de demonstrar interesse e organização dos trabalhadores.”, falou Araújo. Para Rafael, com a representação os problemas dos trabalhadores tendem a ser minimizados. “Quem fiscaliza o comércio na região de Irecê é o Sindicato, porque não temos auditores fiscais e tem 2 anos que a Superintendência Regional do Trabalho fez um trabalho na cidade. Por isso viemos ao III Congresso defender uma cadeira que traga representatividade para a nossa região.”, observou.

Comerciários com mais força
Com cinco representantes na CTB, os comerciários terão mais forças e poderão unificar a lutar para reivindicar direitos, como destacou Jaelson Dourado, presidente do Sindicato dos Comerciários de Salvador. “Os desafios serão muito grandes. Por isso, estamos levando três companheiros valorosos dos comerciários para fortalecer a Central e a luta específica dos comerciário”.

História da CTB na Bahia
A CTB é a maior central sindical do estado, com cinco anos de fundação, mais de 300 sindicatos e diversas federações de trabalhadores filiados, entre eles o Sindicato dos Comerciários de Salvador, Sindicato dos Trabalhadores em Supermercados e a Federação dos Comerciários da Bahia. Adilson Araújo, que presidiu a CTB desde a fundação, vai dirigir a CTB nacional. “Realizamos a Conclat em 2010 e sacramentamos a agenda da classe trabalhadora. Para o próximo período, frente a esse processo, que vai iniciar a partir de agosto, queremos dar repercussão a esta agenda focada na necessidade da luta pelo desenvolvimento com valorização do trabalho.”, afirmou.

Novo presidente metalúrgico
O novo presidente da CTB Bahia é Aurino Pedreira, que é também diretor do Sindicato dos Metalúrgicos. Para ele, o momento é delicado, tendo em vista os diversos problemas que os trabalhadores estão enfrentando no dia a dia. “De fato vivemos um momento ímpar e até contraditório em alguns aspectos, mas o passivo ainda é muito grande. O desemprego ainda é forte. Há necessidade de uma articulação dos governos municipais, estaduais e federais do ponto de vista a dialogar com a sociedade civil organizada, e em particular com as centrais sindicais. A CTB está focada nesse aspecto de discutir o futuro da nossa cidade, do estado e a valorização do trabalho.”, completou Aurino.

Autoridades políticas prestigiaram o Congresso
Também compareceram ao III Congresso o presidente do PCdoB na Bahia Daniel Almeida, a deputada federal Alice Portugal, a vereadora Aladilce Souza, o deputado estadual Álvaro Gomes e o Secretário Estadual de Trabalho Renda e Esportes Nilton Vasconcelos.

Fec Bahia reúne lideranças sindicais em Salvador

Dias 20 e 22 de junho serão feriados em Salvador