Crescem fusões e aquisições entre varejistas de alimentos

As transações de M&A (sigla para fusões e aquisições) do varejo alimentar no mercado brasileiro cresceram 30% em 2022, na comparação com o ano anterior. É a terceira alta anual do segmento, que registrou um resultado acumulado de 116% em relação ao período pré-pandemia.

O levantamento foi feito pela Unio Partners, boutique de assessoria financeira com prática de M&A. O estudo também mostra que o número de M&As vem crescendo no varejo alimentar desde 2015, registrando cerca de 65 operações no acumulado até 2022.

“As principais razões para esse movimento no varejo alimentar estão relacionadas a teses de consolidação lideradas por diferentes fundos de private equity com investimentos no setor e ao movimento de expansão das grandes redes, que se capitalizaram no período pré-pandemia e retomaram a estratégia de crescimento inorgânico, iniciando um ciclo mais agressivo de expansão”, explica João Albanese, sócio da Unio Partners.

O grupo Carrefour fez movimentos importantes entre 2020 e 2022, como a aquisição do Grupo BIG Brasil pelo valor inicialmente anunciado de R$ 7,5 bilhões, e a compra das lojas da rede Makro por R$ 1,95 bilhão. A estratégia é ampliar a presença da marca nas regiões Nordeste e Sul e entrar no modelo atacarejo. Em 2021, o Assaí anunciou a compra de 71 pontos comerciais da bandeira Extra Hiper.

Fonte: Mercado & Consumo / foto: BLB Brasil

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