Diretora do SintraSuper debate desafios da comunicação sindical

Taina (de branco) com a bandeira do SintraSuper, ao lado da delegação baiana

Dirigentes e profissionais de comunicação de vários sindicatos do Brasil participaram do 2º Encontro Nacional da Rede CTB de Comunicação, realizado pela Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil. O evento aconteceu de 4 a 6 de abril, na sede do Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro.

Na abertura, o presidente nacional da CTB, Adilson Araújo, destacou o esforço que a entidade realiza para melhorar a comunicação classista. “Não tem resposta fácil para questões complexas. A Primavera Árabe (atos no Oriente Médio em 2010) e os protestos contra Dilma (2013) no Brasil mostram o poder da comunicação, que aliada à luta política, muda realidades. Vimos o fortalecimento da extrema-direita, gerando problemas para a esquerda. Perdemos a narrativa em várias derrotas, como a reforma trabalhista e a reforma da previdência. Precisamos reverter esse quadro”, pontuou.

O dirigente destacou que é preciso superar rápido as dificuldades pois há uma forte regressão do trabalho e dos direitos. “O sindicalismo precisa ser mais amplo e ter ações de interesse da sociedade. Precisamos de mais produção de conteúdos próprios das entidades para fazer a luta de ideias. A comunicação é central para a disputa de narrativas na sociedade e na luta de ideias. Vamos propagar ideias do trabalho decente e de uma sociedade mais humana e menos desigual. Esse encontro é para nos colocar em um novo patamar”, afirmou.

Representando o SintraSuper, a secretária de Comunicação e Imprensa Taína de Jesus ressaltou que o movimento sindical precisa estudar esses novos fenômenos e definir ações para melhorar a comunicação. “Também pensar como podemos ajudar o governo a melhorar a sua comunicação e como fortalecer o intercâmbio entre as entidades sindicais nessa área importante para a luta”, frisou, destacando a importância de vários sindicalistas da CTB trocarem experiências para melhorar o trabalho de comunicação das entidades para ajudar a luta das categorias.

BONS DEBATES

Durante os três dias, os participantes debateram o momento político atual e o papel da comunicação no enfrentamento à extrema direita no país e as fake news. Os palestrantes foram o coordenador do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, Altamiro Borges, e o professor doutor Marcos Dantas, membro do Comitê Gestor da Internet do Brasil (CGI.br).

Os sindicalistas discutiram o Projeto de Lei das Fake News, com o relator do PL e deputado federal Orlando Silva (PCdoB), e participaram de um painel sobre a democratização dos meios de comunicação, com a jornalista Rita Casaro, secretária de Comunicação do FNDC (Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação).

Também debateram o papel das redes sociais e dos algoritmos, com a jornalista Larissa Gould, responsável por projetos especiais no Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome (MDS). Ao final, compartilharam suas experiências em comunicação, trataram da comunicação nacional da CTB, dos próximos passos para a comunicação da Central.

com informações da CTB Nacional

Assembleia de demitidos aprova acordo com Carrefour

De olho no papo entre ministro e MK, Rosa diz que CTB apoia PL dos aplicativos